O Botafogo encerrou um jejum de quase 10 anos diante do Cruzeiro. A última vitória do Glorioso sobre a Raposa foi em setembro de 2016. Eram 15 encontros de invencibilidade, com seis vitórias e nove empates.
Confira a tabela do Brasileirão no Flashscore
Essa foi a quarta vitória do Botafogo em cinco jogos na temporada, sendo três pelo Campeonato Carioca, competição na qual a equipe lidera o Grupo B, com nove pontos. O resultado representa um início de trabalho marcante de Martín Anselmi, que superou o experiente Tite.
Os gritos de "olé" da torcida ao fim da partida evidenciaram o domínio alvinegro na etapa final, resultado que colocou o Botafogo na liderança do Campeonato Brasileiro ao término da primeira rodada.
O Cruzeiro, por sua vez, perdeu a quarta na temporada, sendo a terceira consecutiva. A Raposa vinha de uma derrota para o rival Atlético-MG por 2 a 1, no último fim de semana, pelo Campeonato Mineiro. Com a goleada, o time mineiro larga sua jornada na Série A segurando a lanterna.

O início de trabalho de Tite no Cruzeiro não vem sendo produtivo e as críticas da torcida sobem de tom. É nítida a diferença entre o time que fechou a temporada passada, sob o comando de Leonardo Jardim, e a equipe atual.
A desorganização e a lentidão preocupam, além da saída de Gerson, que deixou o campo na etapa final com um aparente desconforto muscular na perna esquerda.

Veja como foi Botafogo 4 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro até vai às redes, mas nada feito
O primeiro tempo foi movimentado no estádio Nilton Santos, mas terminou sem gols. O Botafogo buscava o ataque com boa presença dos volantes na área, enquanto o Cruzeiro apostava em lançamentos para Kaio Jorge e nas jogadas de Matheus Pereira.
A Raposa chegou a balançar as redes aos 21 minutos, quando Kaio Jorge recebeu em profundidade e driblou Neto, mas o lance foi anulado após o VAR apontar impedimento do atacante. Kaiki, Wanderson e o próprio Kaio Jorge ainda criaram boas chances, sem alterar o placar.

Botafogo passeia no Niltão
A etapa final começou com pressão alvinegra, e o gol não demorou a sair. Logo aos dois minutos, Montoro fez grande jogada individual e, após pivô de Arthur Cabral, Danilo apareceu livre na área para finalizar de primeira e abrir o placar. Em desvantagem, o Cruzeiro se lançou ao ataque e criou boas oportunidades: Wanderson parou em corte providencial de Vitinho, e Gerson desperdiçou duas chances claras, ambas defendidas por Neto.

O Botafogo aproveitou os espaços e transformou a vitória em goleada. Montoro ainda parou em grande defesa de Cássio, mas, na sequência, Matheus Martins recebeu lançamento e deslocou o goleiro para fazer o segundo. Depois, Newton encontrou Nathan Fernandes, que cruzou para Danilo marcar de cabeça o terceiro. Já nos acréscimos, Artur se aproveitou de falha defensiva, driblou Cássio e fechou o placar em 4 a 0.

Próximos jogos
O Botafogo volta a campo no domingo (1), para o clássico contra o Fluminense, às 20h30, no Nilton Santos, pela 5ª rodada do Campeonato Carioca. O Cruzeiro, em situação difícil no Campeonato Mineiro, visita o Betim, às 20h, pela 6ª rodada do Estadual.

