Confira curiosidades dos jogos desta quinta (29) pela 1ª rodada do Brasileirão

Rodada de estreia fecha com dois confrontos nesta quinta
Rodada de estreia fecha com dois confrontos nesta quintaVítor Silva/Botafogo

Sabia que o Botafogo não vence o Cruzeiro há 12 jogos, desde 2016, Brasileirão? Ou que o Vasco não estreia n Série A com derrota há quatro anos, mas não venceu o Mirassol em 2025?

Veja estatísticas e tabus dos confrontos desta quinta-feira (29) pela rodada de estreia do Brasileirão, compilados pela nossa parceira Opta. 

Acompanhe a classificação do Brasileirão

Mirassol x Vasco

Mirassol recebe o Vasco no Maião às 20h
Mirassol recebe o Vasco no Maião às 20hFlashscore

• O Vasco venceu nas suas últimas quatro estreias na Série A, marcando mais de dois gols em cada uma delas. A última vez que não conseguiu vencer na primeira rodada foi em 2019 (1 a 4 contra o Athletico-PR).

• O Mirassol venceu o Vasco nas duas partidas do Brasileirão de 2025. O atacante Carlos Eduardo foi um dos destaques desse confronto, com um gol e duas assistências nos dois jogos.

• Dois dos três jogadores com mais chutes de fora da área na temporada passada jogam pelo Vasco: Philippe Coutinho (49) e Rayan (47). Apenas Hulk (57) tentou mais chutes de longa distância no ano passado.

Galeano, nova contratação do Mirassol, foi o único jogador de campo a iniciar todas as 38 partidas da competição em 2025, enquanto jogava pelo Ceará. O último jogador a fazer isso foi Renato, pelo Santos, em 2016.

• Sob o comando de Fernando Diniz, o Vasco teve uma média de 257 passes tentados no seu próprio campo por jogo na Série A brasileira de 2025, o maior número da liga entre todos os treinadores que comandaram uma equipe em mais de três jogos.

Botafogo x Cruzeiro

Botafogo tem tabu grande contra o Cruzeiro pela frente
Botafogo tem tabu grande contra o Cruzeiro pela frenteFlashcore

• O Cruzeiro está invicto nos últimos 12 jogos contra o Botafogo no Campeonato Brasileiro (5 vitórias e 7 empates) - a última vitória do Fogão foi em 2016. Esta é a maior sequência invicta de qualquer uma dessas equipes uma contra a outra na história da primeira divisão.

• O Botafogo foi o terceiro time com mais chutes ao gol na Série A de 2025 (192), atrás apenas do Palmeiras (213) e do Flamengo (209). Savarino liderou a equipe neste quesito (18).

Matheus Pereira, do Cruzeiro, esteve diretamente envolvido em quatro gols contra o Botafogo na competição em sua carreira (2 gols, 2 assistências). Nenhum outro time o viu combinar mais gols e assistências na liga (também 4 contra o Sport).

• Botafogo (7) e Cruzeiro (9) foram os times com mais gols marcados em ataques diretos na temporada de 2025. O Palmeiras também ficou entre os três primeiros (também com 7).

• O Cruzeiro venceu nas suas duas últimas estreias na Série A - incluindo uma contra o próprio Botafogo em 2024 (3 a 2). A última vez que venceu em três estreias consecutivas foi entre 2008 e 2010.