A FIFA revelou nesta quinta-feira (25) os mascotes da Copa do Mundo de 2026. Um dia antes, a entidade havia anunciado os nomes dos personagens, sem a divulgação de suas imagens. Cada um dos países-sede — Canadá, México e Estados Unidos — terá um mascote.
O canadense será o "Maple the Moose", um goleiro alce que tem como nome a folha presente na bandeira do país. A árvore de bordo é um dos grandes símbolos nacionais.
Já o mexicano se chama "Zayu The Jaguar", um felino atacante que representa a cultura asteca. A nomenclatura vem da língua náuatle, falada pelo povo local, e significa "jovem".
O mascote dos Estados Unidos é o "Clutch the Bald Eagle", uma águia meio-campista. A ave é o símbolo dos país norte-americano e Clutch faz referência à palavra usada na língua inglesa para indicar um momento decisivo.
A Copa do Mundo de 2026 será disputada entre os dias 11 de junho e 19 de julho do próximo ano. Será a primeira no formato de 48 seleções.
Pentacampeão mundial, o Brasil garantiu presença no torneio e conhecerá seus adversários no dia 5 de dezembro, quando acontecerá o sorteio dos grupos da competição em Washington D.C., capital norte-americana.
