Será um duelo entre dois clubes multicampeões: o River venceu o torneio continental pela última vez em 2018, enquanto o Palmeiras levantou a taça em 2020 e 2021, sendo protagonista do domínio brasileiro na competição nas últimas seis edições.
Confira a tabela da Copa Libertadores no Flashscore
Ambas as equipes vêm de boas campanhas nos últimos anos e já se enfrentaram em mata-matas anteriores, com vantagem para o time paulista, que eliminou os argentinos nas semifinais de 1999 e 2020.
Líder do Torneio Clausura argentino e classificado às quartas de final da Copa Argentina, o River encara três competições nesta reta final de temporada. No entanto, a principal prioridade do clube é, sem dúvida, a busca pela "Glória Eterna".
A equipe comandada por Marcelo Gallardo chega confiante para o confronto. Está invicta na Libertadores e não perde desde junho, quando foi derrotada pelo Inter de Milão na primeira rodada do Mundial de Clubes. Nas oitavas de final, porém, precisou dos pênaltis para superar o Libertad, do Paraguai.
Estreia de Salas?
Marcelo Gallardo, técnico multicampeão com o River (venceu a Libertadores em 2015 e 2018, além de ser finalista em 2019), comentou que espera uma série “muito equilibrada” diante de um adversário que, segundo o site especializado Transfermarkt, tem o elenco mais valioso da América do Sul.
Segundo Gallardo, seus jogadores têm sido os que mais se aproximaram de quebrar a hegemonia dos clubes brasileiros na Libertadores, que dominaram sete das últimas dez edições da competição.
“Quando duas equipes como River e Palmeiras se enfrentam, eles também pensam no nosso potencial. É um confronto que exige muita inteligência”, disse o treinador argentino, conhecido como "Muñeco".
O River enfrentou dificuldades ao longo do ano para encontrar um centroavante de confiança, um problema que parece ter sido resolvido com a chegada de Maxi Salas, que pode fazer sua estreia na competição justamente contra o Verdão.
“Eles se defendem muito bem e são fisicamente fortes. Não precisam de muito volume de jogo para marcar. É um time direto, com atacantes que oferecem perigo constante”, alertou Gallardo.

Palmeiras chega em alta e mira mais um título
Do outro lado, o Palmeiras também está focado na conquista continental. Comandado pelo técnico português Abel Ferreira, o time chega a Buenos Aires com um desempenho impressionante: foi o único clube com 100% de aproveitamento na fase de grupos e passou com facilidade pelo Universitario do Peru nas oitavas (placar agregado de 4 a 0).
No Campeonato Brasileiro, o Verdão está há dez jogos sem perder, ocupa a terceira posição e está apenas quatro pontos atrás do líder Flamengo — com uma partida a menos. A equipe ainda vem embalada pela goleada de 4 a 1 sobre o Internacional no último sábado.
“De fora, eu sempre tive a imagem de que o Palmeiras se transforma na Libertadores. No pouco tempo que estou aqui, já percebi a importância especial que esse torneio tem para o clube. Tem um sabor diferente”, comentou o meio-campista Lucas Evangelista, uma das recentes contratações palmeirenses para reforçar o elenco na briga pelo título.
No Monumental, às 21h30 (horário de Brasília), o Palmeiras também pode ter a estreia internacional do recém-chegado Andreas Pereira, contratado junto ao Fulham, da Inglaterra.
O jogo de volta será disputado na próxima quarta-feira, no Brasil. O vencedor do duelo enfrentará, nas semifinais, quem passar do confronto entre São Paulo e LDU de Quito.