Mais

Botafogo usa reservas e só empata com o Defensa y Justicia na Sul-Americana

O Botafogo não conseguiu se aproveitar do mando de campo para abrir vantagem no confronto
O Botafogo não conseguiu se aproveitar do mando de campo para abrir vantagem no confrontoAFP
O Botafogo empatou com o Defensa y Justicia em 1 a 1, nesta quarta-feira (24), pela ida das quartas de final da Copa Sul-Americana, no Nilton Santos. Com quase todo o time reserva, o Glorioso optou por preservar a equipe para o Brasileirão. Os gols foram marcados por Gabriel Pires, para o Alvinegro, e Nicolás Tripichio, do lado argentino.

Diferentemente das duas fases anteriores, a equipe de Bruno Lage não terá vantagem na segunda partida. Com 100% de aproveitamento em casa no Brasileirão, pela Sul-Americana este já é o terceiro empate no Nilton Santos.

Veja a tabela completa da Copa Sul-Americana

O clube carioca busca sua primeira semifinal continental em 30 anos, desde o título da Copa Conmebol de 1993. Antes da volta na Argentina, o Botafogo recebe o Bahia pela Série A.

Campeão da Sula em 2020, o Defensa y Justicia leva um bom resultado para a Argentina em busca da classificação. A desvantagem para o clube é a impossibilidade de usar o seu estádio. Pela pequena capacidade do Norberto Tito Tomaghello, o jogo será disputado no Florencio Sola, casa do Banfield. Pela Copa da Liga Argentina, a equipe visita o Platense no domingo (27).

1º tempo sem gols

Bruno Lage pagou para ver ao colocar quase todo o time reserva para o jogo em casa. Apenas Cuesta, Tchê Tchê e Victor Sá foram a campo dos 11 frequentemente utilizados no Brasileirão. No primeiro tempo, o Botafogo foi superior e deu trabalho ao goleiro Enrique Bologna.

A principal oportunidade caiu nos pés de Matheus Nascimento, que parou no arqueiro do Defensa y Justicia. O momento de maior tensão foi a revisão para uma possível expulsão de Tchê Tchê, negada pelo árbitro.

As estatísticas de Botafogo 1x1 Defensa y Justicia
As estatísticas de Botafogo 1x1 Defensa y JusticiaFlashscore

Bota é melhor, mas cede empate 

Na volta do intervalo, Lage lançou Diego Costa e Luís Henrique para tentar sair na frente. Com uma postura diferente, os donos da casa empurarram os argentinos para o seu campo e não demoraram a marcar. Após boa jogada coletiva, Tchê Tchê cruzou na cabeça de Gabriel Pires, que testou firme para fazer 1 a 0. O volante atuou pela primeira vez em três meses, depois de uma lesão na panturrilha direita.

Gabriel Pires marcou após quase três meses fora
Gabriel Pires marcou após quase três meses foraAFP

Apesar da vantagem, o Botafogo continuou em cima para tentar ampliá-la, e aí se descuidou defensivamente. Com recomposição lenta e pouca energia para atacar o homem com a posse, a defesa do Glorioso assistiu a Nicolás Fernández arriscar de fora da área. Gatito defendeu, mas ela bateu em Cuesta e ficou na medida para Tripichio estufar a rede. O Botafogo até tentou reagir nos minutos finais, porém não teve forças para se colocar novamente à frente.

Tripichio comemora o gol de empate
Tripichio comemora o gol de empateAFP

Atuações

Em jogo com oportunidades dos dois lados, os melhores em campo para as notas Flashscore foram os goleiros. Gatito Fernández (8,8) e Enrique Bologna (8,2). Dos jogadores de linha, o mais bem avaliado foi Gabriel Pires (8,1).

As notas de Botafogo 1x1 Defensa y Justicia
As notas de Botafogo 1x1 Defensa y JusticiaFlashscore