A equipe equatoriana goleou o "Halcón" de Florencio Varela por 3 a 0 no jogo de ida em Quito, na quarta-feira, enquanto o "imão e o Leão do Pici empataram em 1 a 1 na Neo Química Arena, em São Paulo.
Para ser coroado
Campeã da Copa Libertadores em 2008, da Copa Sul-Americana em 2009 e da Recopa Sul-Americana em 2009 e 2010, a LDU está prestes a voltar à final de uma competição continental após 11 anos de ausência.
Os gigantes equatorianos praticamente selaram sua série contra o Defensa y Justicia no jogo de ida em seu estádio, o Casa Blanca, com uma atuação excelente do veterano atacante peruano Paolo Guerrero, 39 anos.
Confira os resultados da Copa Sul-Americana no Flashscore
O "Depredador", que estava há oito jogos sem marcar gols pela Liga, encerrou a seca com dois gols aos 17 e 42 minutos do segundo tempo, colocando a equipe de Quito no caminho da decisão.
Diante deles, o Defensa y Justicia está sonhando com um milagre: uma vitória por quatro gols no Estádio do Lanús, no sul de Buenos Aires, nesta quarta-feira (4), para voltar à final da Sul-Americana, torneio que venceu em 2020.
Acompanhe Defensa y Justicia x LDU, ao vivo, pelo Flashscore
"Vamos encarar o jogo de volta da mesma forma que sempre fizemos", disse o técnico do Falcão, Julio Vaccari, que afirmou que no jogo de ida seus jogadores "foram superiores no segundo tempo", embora tenha reconhecido que no jogo de ida "eles levaram a melhor".

Entre a glória e o drama
Na outra partida, entre Fortaleza e Corinthians, tudo está em aberto.
A equipe cearense, que nunca havia chegado a essa fase de um torneio internacional, tem a vantagem de jogar em casa na terça-feira (3) para conseguir uma classificação histórica para uma final continental.

O Leão, treinado pelo argentino Juan Pablo Vojvoda, aguarda no estádio Castelão, em Fortaleza, a equipe do Timão, que passa por momentos turbulentos e está de olho no Brasileirão, onde está perto do rebaixamento.
Acompanhe Fortaleza x Corinthians, ao vivo, pelo Flashscore
O Corinthians perdeu o clássico paulista por 2 a 1 para o São Paulo no sábado, em uma estreia amarga de Mano Menezes como técnico.

Menezes, 61 anos, ex-técnico da Seleção Brasileira, substituiu Vanderlei Luxemburgo, que foi demitido pelo Timão após o empate com o Fortaleza na semana passada.
A final da Copa Sul-Americana será disputada em 28 de outubro no estádio Domingo Burgueño Miguel, na cidade de Maldonado, perto do popular balneário uruguaio de Punta del Este e a 130 km de Montevidéu, com capacidade para cerca de 22.000 pessoas.