A LDU busca o bi da Sul-Americana, torneio que venceu em 2009 contra o Fluminense. A equipe chegou à final do torneio também em 2011, quando ficou com o vice diante da Universidad do Chile.
Na ida, em Quito, a LDU fez 3 a 0 nos argentinos com destaque para o atacante peruano Paolo Guerrero, autor de dois gols. O resultado encaminhou a classificação equatoriana, com a LDU indo para a partida de volta podendo perder por até dois gols de diferença para se garantir na decisão.

Apesar da grande desvantagem, a torcida argentina compareceu para dar seu apoio e tentar pressionar os adversários.
O começo do jogo não foi tranquilo para a LDU, que viu o Defensa ter 60% de posse nos primeiros 10 minutos, quando conseguiu finalizar por cinco vezes. Aos poucos, o duelo foi se equilibrando, com o Defensa perdendo intensidade.
Veja como foi Defensa y Justicia x LDU

Aos 16 minutos, a LDU desperdiçou sua melhor chance no jogo com Jhojan Julio recebendo passe de Guerrero para ficar livre, de frente para o goleiro, antes de finalização pra fora.
O Defensa teve mais volume na etapa de abertura, sem conseguir superar a zaga equatoriana, que teve boa postura.

O time argentino não tinha outra opção a não ser se lançar ao ataque no segundo tempo, deixando espaços para os contra-ataques da LDU, que pecou nas oportunidades que teve. A melhor da etapa final veio com Guerrero, que acertou a trave de Bologna aos 25 minutos.
Aos 35, Martinez perdeu chance na frente do goleiro argentino, com o Defensa vendo a classificação cada vez mais distante. A melhor oportunidade do Defensa veio em seguida com Rios acertando a trave do goleiro Dominguez.
Com o tempo passando a seu favor, a LDU foi valorizando os minutos, com o ponteiro complicando, cada vez mais, a situação do Defensa, que não conseguiu superar a bem postada defesa adversária.
