Corinthians disputa Copa dos Campeões em busca de título mundial no futebol feminino

As brabas já treinam em Londres para a Copa dos Campeões Feminina
As brabas já treinam em Londres para a Copa dos Campeões FemininaRodrigo Gazzanel / Corinthians

A equipe feminina do Corinthians já está em Londres, onde vai disputar a Copa dos Campeões Feminina da FIFA. A competição, que já passa por fase de classificação desde 2025, é esperada há anos pelo time brasileiro. As brabas já entram na disputa na fase de semifinal, e o primeiro desafio começa na quarta-feira (28) às 9h30, contra o Gotham FC (Campeão da Copa dos Campeões da COCACAF), no estádio Brentford Community Stadium. 

EPara avançar na competição e conquistar o título, o Corinthians deve vencer duas partidas eliminatórias. Se ganhar do Gotham FC, encara o vencedor da partida entre Arsenal, da Inglaterra, e ASFAR, do Marrocos, em um duelo direto pelo título de campeão.

Confira a classificação da Copa dos Campeões

Entenda a competição

A FIFA anunciou em março de 2025 a realização da Copa dos Campeões Feminina, reunindo os seis campeões continentais confederados para sua primeira edição 25/26. A competição deve ser realizada em todos os anos em que não for realizado o Mundial de Clubes Feminino da FIFA, que está programado para 2028.

O formato da competição conta com duas fases eliminatórias que garantem vaga para semifinal. A primeira reúne o campeão da Confederação Asiática de Futebol contra o campeão da Confederação de Futebol da Oceania. Para a primeira edição, essa fase foi realizada em 8 de outubro de 2025, com a partida entre Wuhan Jiangda (AFC) e Auckland United FC (OFC). A equipe asiática conquistou a classificação com o gol de Jiang Chenjin no final da partida, em uma vitória por 1 a 0.

A segunda fase conta com a equipe já classificada anteriormente e o campeão da Confederação Africana de Futebol, nesta edição o ASFAR. O duelo para classificação para as semifinais ocorreu em 14 de dezembro de 2025, e contou com vitória do ASFAR por 2 a 1, com gols de Mssoudy e Said para equipe marroquina, e Wang para a equipe chinesa.

Após a realização das duas fases eliminatórias, a competição chega as seminais e recebe os campeões da Champions League, Libertadores e Copa dos Campeões da CONCACAF. Assim, o chaveamento coloca de um lado o embate entre os campeões das Américas, CONMEBOL x CONCACAF, e de outro o campeão da Europa contra o classificado das fases eliminatórias.

Semifinais:

Corinthians x Gotham FC (28/01/25) – 9h30 - Brentford Community Stadium

Arsenal x ASFAR (28/01/25) – 15h - Brentford Community Stadium

Os vencedores das semifinais se encontram para a disputa do título em partida única. A grande final desta edição será realizada às 15h, em primeiro de fevereiro, no estádio do Arsenal – Emirates Stadium, assim como a disputa do terceiro lugar às 11h45. 

Premiação

A FIFA vai premiar o campeão com 2,3 milhões de dólares (R$ 12,1 milhões). As premiações ainda seguem com 1 milhão de dólares (cerca de 5,29 milhões de reais) para o vice-campeão, 200 mil dólares para cada semifinalista (cerca de 1,057 milhão de reais) e 100 mil dólares (cerca de 529 mil reais) para os eliminados na primeira fase.

Os valores somados totalizam quase 4 milhões de dólares (cerca de 21,16 milhões de reais) em premiação para os participantes da primeira edição da Copa dos Campeões Feminina da FIFA.