Mais

Vini Jr. perde influência no Real Madrid; entenda

Vinicius na frente de Facundo Medina em Real Madrid x Marselha
Vinicius na frente de Facundo Medina em Real Madrid x MarselhaÓSCAR DEL POZO / AFP
O segundo início de Vinicius Júnior como banco em cinco jogos pelo Real Madrid. Uma perda de status que se reflete nos minutos que já perdeu do total acumulado na equipe.

Vini não atuou por completo em um único jogo pelo Real Madrid em 2025/26 dos cinco que a equipe merengue já disputou. No último ano de 2024/25, o brasileiro chegou a 26 jogos jogando todos os minutos dos 58 em que participou. Ele só foi reserva em oito... e nesta campanha já foram duas partidas como reserva de Xabi Alonso.

Confira a classificação de LaLiga

O técnico não se compromete com o "7" e, na frente, só dá o título de intocável a um Kylian Mbappé que, além disso, reforça sua ideia com gols e aparições em momentos-chave.

Se olharmos para os cinco primeiros jogos oficiais do Real Madrid entre LaLiga e Liga dos Campeões, veremos algo mais do que notável: Vinicius perdeu 40,83% dos minutos - contando os acréscimos. Com ele, o Madrid completou 284 minutos, em comparação com 196 minutos sem o ex-jogador do Flamengo em campo.

Algo impensável há alguns meses com Carlo Ancelotti. Por falta de desempenho, falta de compreensão ou simplesmente uma perda de status que o faz entrar assiduamente em rotações das quais o já mencionado Mbappé escapa. Vini não está no topo da pirâmide.

A temporada começou normalmente. No primeiro dia do campeonato contra o Osasuna, Xabi Alonso optou por Brahim, Vinicius e Mbappé como titulares. O marroquino foi retirado aos 23 minutos do segundo tempo e o brasileiro aos 33. Isso não parecia notável... até que se tornou uma ocorrência regular.

Na segunda rodada, os alarmes soaram: Vinicius, no banco de reservas contra o Real Oviedo. Mastantuono e Rodrygo, titulares. O atacante entrou aos 18 do segundo tempo para acrescentar alguns minutos. Contra o Mallorca, ele voltou ao time titular, mas foi substituído novamente aos 27 minutos da segunda etapa, ficando 24 minutos em campo.

Contra a Real Sociedad, em Anoeta, iniciou a partida em campo, mas foi substituído novamente em um trecho semelhante e não jogou os 27 minutos restantes até o apito final. Nesse jogo, a abordagem de Xabi também foi um pouco condicionada pela expulsão de Dean Huijsen.

Na Liga dos Campeões, entrou como reserva pela segunda vez. Substituído contra o Olympique de Marseille, entrou aos 18 minutos do segundo tempo e esteve envolvido no pênalti concedido por Medina por toque de mão, que foi convertido por Mbappé para fazer o 2 a 1.

Minutos por jogo sem Vinicius

Contra o Osasuna (97'): 19 minutos

Contra o Real Oviedo (94'): 63 minutos

Contra o RCD Mallorca (96'): 24 minutos

Contra o Real Sociedad (95'): 27 minutos

Contra o Olympique de Marselha (98'): 63 minutos

Xabi coloca isso no calendário

Essa mudança de status fica evidente quando se compara os minutos e as substituições com a última temporada sob o comando de Carlo Ancelotti. Xabi Alonso já foi questionado mais de uma vez sobre, e mantém um discurso muito voltado para a equipe nessa área.

"Haverá um tempo para todos. Ninguém pode jogar todos os minutos e ninguém deve se sentir ofendido se tiver que ser substituído", declarou.

A verdade é que essas palavras contrastam com o histórico de Mbappé em termos de minutos, que é intocável para o treinador. O francês foi titular em todos os jogos e só completou dois: em Oviedo, quando foi substituído aos 43 minutos do segundo tempo, e contra o Mallorca, quando deixou o campo em uma substituição anedótica aos 95 minutos.

Nem mesmo o fato de ter jogado com a França durante a Data FIFA teve qualquer influência - Vinicius nem sequer jogou pelo Brasil - em algo que mostra que não estão mais no mesmo nível para o técnico, embora seja o jogador mais importante na rotação.

Estatísticas de Vinicius
Estatísticas de ViniciusFlashscore

Minutos perdidos pelos atacantes do Madri

330 minutos | Rodrygo Goes

270 minutos | Brahim Díaz

259 minutos | Franco Mastantuono

196 minutos | Vinicius Junior

8 minutos | Kylian Mbappé

Leia o artigo no BeSoccer