Mais

PSG segue revelando jovens talentos, apesar da superioridade financeira

Mbaye e Mayulu na segunda rodada da fase de grupos da Champions League entre Barça e PSG
Mbaye e Mayulu na segunda rodada da fase de grupos da Champions League entre Barça e PSGPhoto par MATTHIEU MIRVILLE / MATTHIEU MIRVILLE / DPPI VIA AFP

Nos próximos confrontos do Paris Saint-Germain da Liga dos Campeões, o objetivo é conquistar cada vez mais pontos. E, assim como aconteceu no excelente 2 a 1 sobre o Barcelona, os jovens terão constantemente a chance de mostrar seu valor.

Não é todo ano que o atual campeão europeu disputa a Champions na temporada seguinte com o elenco mais jovem da competição. Mas é exatamente o caso do PSG. Entre todos os jogadores utilizados até agora, o clube tem a menor média de idade (23 anos e 247 dias), à frente de Chelsea (23 anos e 274 dias), Brugge (24 anos e 25 dias), Monaco (24 anos e 54 dias) e Frankfurt (24 anos e 188 dias).

Confira a classificação da Liga dos Campeões

Existem várias razões para isso, e uma delas gerou bastante polêmica durante a Data FIFA de setembro. Mas, quando se joga sem um dos principais jogadores, como Ousmane Dembélé (28), que está lesionado, a média de idade naturalmente cai. Além disso, há a escolha do treinador, que segue a política geral do clube.

Se Senny Mayulu foi titular contra a Atalanta e Ibrahim Mbaye o acompanhou diante do Barça, foi porque Luis Enrique considerou mais lógico escalá-los do que optar por Lee Kang-In ou Gonçalo Ramos. Portanto, o treinador espanhol tem sua parcela de responsabilidade.

Como já foi explicado, essas decisões também estão alinhadas com o desejo do clube de valorizar os talentos formados em sua base. Com toda a experiência adquirida no futebol espanhol, o conselheiro do futebol Luis Campos entende bem essa filosofia e sempre deixou claro que qualquer grande clube precisa de uma base forte para recorrer quando necessário.

A base no time principal

Nessa busca por integrar jovens de forma eficiente, os dois se reuniram com os treinadores da base e da pré-formação do clube em dezembro passado. O objetivo era compartilhar a experiência do espanhol e suas expectativas em relação ao time profissional, em sintonia com o trabalho realizado na academia.

Segundo o conselheiro esportivo da Qatar Sports Investments (QSI), foi um momento de "troca" e "enriquecimento", que tornou o projeto "mais ambicioso do que nunca", com o desejo de ver "cada vez mais jogadores da base chegando ao time principal".

Nove meses depois, Luis Enrique escalou o segundo time titular mais jovem de um campeão vigente no início de uma partida de Champions League (23 anos e 98 dias), atrás apenas do Barcelona contra o BATE Borisov em 2011/12 (23 anos e 93 dias). É um recado claro para a base.

Desde o início da temporada, o treinador tem apostado muito nesses jovens, como ficou evidente no último jogo da Ligue 1 contra o Strasbourg, em que Mayulu marcou um gol. O Paris é o segundo time da Europa com a menor média de idade do onze inicial (23 anos e 293 dias) e o que mais usou jogadores com menos de 20 anos (1.378 minutos).

Embora Mayulu seja o mais conhecido deles na Europa, em parte pelo gol na final da Champions, outros também ganharam espaço. Mbaye, por exemplo, foi o terceiro titular mais jovem da competição nesta temporada (17 anos, 236 dias contra a Atalanta), atrás de Dastan Satpaev e Honest Ahanor. Quentin Ndjantou (18 anos, 70 dias).

Por fim, no campeonato francês, Mathis Jangeal (17 anos, 95 dias) também mostrou seu valor contra o Auxerre no Parc des Princes.

Filosofia do clube

Como se pode perceber, a formação de jogadores faz parte da nova filosofia do Paris Saint-Germain. Não há dúvidas de que, desde a chegada da QSI, as portas nunca estiveram tão abertas para os jovens. A dúvida agora é se conseguirão se firmar como titulares ao longo do tempo.

A lista de jogadores formados no PSG que deixaram o clube por falta de oportunidades é extensa. Entre os mais conhecidos estão Mike Maignan, Kingsley Coman e Christopher Nkunku, então só o tempo dirá se Mayulu conseguirá se firmar no time de Luis Enrique, como fez Warren Zaire-Emery.

Mas o foco agora é o presente, o campo e os minutos concedidos a cada um. Contra o Bayer Leverkusen, Luis Enrique manteve Mayulu como titular e Mbaye entre as opções no banco. Mais uma oportunidade para os jovens brilharem e assumirem o protagonismo, como já tem feito com a camisa do PSG.

Top 10 jogadores mais jovens da Champions League 2025/26

1- Rio Ngumoha (Liverpool - Atletico de Madrid / 17 anos, 19 dias)

2- Dastan Satpaev (Sporting CP - Kairat / 17 anos, 37 dias)

3- Honest Ahanor (Paris Saint-Germain - Atalanta / 17 anos, 206 dias)

4- Jorthy Mokio (Marselha- Ajax / 17 anos, 214 dias)

5- Lennart Karl (Pafos - Bayern de Munique / 17 anos, 220 dias)

6- Ibrahim Mbaye (PSG - Atalanta / 17 anos, 236 dias)

7- Franco Mastantuono (Real Madrid - Marseille / 18 anos, 33 dias)

8- Axel Tape (Bayer Leverkusen - PSV / 18 anos, 52 dias)

9- Quentin Ndjantou (Barcelona - PSG / 18 anos, 70 dias)

10- Lamine Yamal (Barcelona - PSG / 18 anos, 80 dias)