Mais

José Mourinho é apresentado no Benfica: "Estou aqui para servir"

Jose Mourinho voltou ao Estádio da Luz
Jose Mourinho voltou ao Estádio da LuzAFP
É oficial: José Mourinho está de volta ao Benfica. O técnico foi confirmado como sucessor de Bruno Lage e, depois de 25 anos, retorna ao clube português.

Aos 62 anos, o treinador volta ao Estádio da Luz para assumir o lugar de Lage, demitido após a derrota para o Qarabag na Champions League, na última terça-feira (16).

Acompanhe o Benfica no Flashscore

Mourinho estava sem clube desde que deixou o Fenerbahçe, justamente por conta da eliminação na Liga dos Campeões diante do Benfica. O português assinou contrato "até o fim da temporada 2026/27", informou o Benfica em comunicado, com opção para ambas as partes encerrarem o vínculo ao final da campanha atual.

"Minha promessa é viver pelo Benfica, viver pela minha missão. Sou técnico de um dos maiores clubes do mundo. Eu não sou importante, o Benfica e os torcedores são importantes. Estou aqui para servir", declarou Mourinho aos jornalistas no centro de treinamentos do clube, em Seixal, próximo a Lisboa.

"Sinto uma enorme responsabilidade, mas estou mais vivo do que nunca. Quero conquistar títulos... Meu desejo é cumprir com sucesso meu contrato de dois anos", admitiu. 

A estreia de Mourinho no banco do Benfica será neste sábado (20) contra o AFS, pela sexta rodada da Liga Portugal. O Benfica ocupa a 4ª posição, com 10 pontos, cinco atrás do Porto, mas com um jogo a menos. Curiosamente, o primeiro jogo europeu de Mourinho à frente das Águias será contra o Chelsea, em Stamford Bridge, palco onde ganhou destaque mundial.

Ir para o Benfica representa o retorno ao clube em que Mourinho iniciou a trajetória como técnico principal. O português sucedeu Jupp Heynckes em 2000, mas comandou o time em apenas 11 partidas. Nessa passagem, conquistou seis vitórias, três empates e duas derrotas. O destaque foi o último jogo, quando venceu o Sporting de forma contundente no clássico.

Próximos jogos do Benfica
Próximos jogos do BenficaFlashscore

Além de Chelsea, Benfica e Fenerbahçe, Mourinho também dirigiu Porto, Inter de Milão, Real Madrid, Manchester United, Tottenham e Roma, construindo uma das carreiras mais marcantes da história dos treinadores de clubes.

O técnico já conquistou a Premier League, LaLiga e a Liga Portuguesa, além da Champions League (duas vezes), Europa League e Conference League como técnico.