Mais

Mulher e filho de Jackson Rodríguez, do Emelec, são sequestrados dentro de casa

Família de Jackson Rodríguez foi sequestrada em meio à onda de violência no Equador
Família de Jackson Rodríguez foi sequestrada em meio à onda de violência no EquadorČTK / AP / Gustavo Garello
A mulher e o filho do jogador Jackson Rodríguez, do Emelec, do Equador, foram sequestrados dentro da casa do jogador na última quarta-feira (23), segundo relatórios da polícia local.

“Indivíduos não identificados entraram violentamente na casa do jogador nas primeiras horas da manhã e, para além de roubarem vários objetos e dinheiro, levaram a mulher e o filho do jogador”, informaram as autoridades.

A polícia afirmou ainda que Rodriguez saiu ileso do ocorrido e está sob proteção policial, enquanto se iniciam as investigações para descobrir o paradeiro da família do jogador. O Emelec mantém total sigilo sobre a situação atual do lateral-esquerdo.

O sequestro ocorreu na cidade costeira de Guayaquil, capital da província de Guayas, uma das mais afetadas pela violência no país, que se encontra sob declaração de “conflito armado interno” desde janeiro de 2024.

Tensão política

Ao emitir uma declaração, o presidente do Equador, Daniel Noboa, reeleito nas últimas presidenciais em 14 de abril, apelidou de “terroristas” os grupos criminosos, responsáveis pelos altos níveis de violência no país e ligados ao tráfico de drogas. O Equador está “em alerta máximo” desde 19 de abril, devido a um suposto plano para assassinar Noboa, acusado de fraude eleitoral.

O país registrou a maior taxa de mortes violentas da América Latina no ano passado, de acordo com o grupo especializado Insight Crime. O início de 2025 foi o mais sangrento desde que há registos, com mais de 1.500 homicídios em janeiro e fevereiro.

No primeiro mês do ano passado, Daniel Noboa declarou estado de emergência durante os 90 dias permitidos por lei para combater o que chamou de "conflito armado interno" desencadeado pelos grupos. Desde então, o estado de emergência tem sido reintroduzido ocasionalmente em algumas províncias.