A situação mais delicada é a do Atlético-MG. O Galo é o único clube da Série A do Brasileirão que ainda não venceu em 2026. Após quatro jogos no Campeonato Mineiro, o time soma apenas quatro pontos, fruto de empates, mantendo-se fora da zona de classificação às semifinais.
Confira a tabela do Campeonato Mineiro no Flashscore
O Cruzeiro, por sua vez, lidera seu grupo com seis pontos e possui um desempenho ofensivo um pouco melhor, mesmo registrando duas derrotas após quatro rodadas.
Cenários de classificação para as semifinais
Se vencer, o Galo não apenas recupera protagonismo no Campeonato Mineiro, como também melhora sua pontuação e ganha fôlego na briga por uma vaga nas semifinais.
Em caso de empate, a equipe mantém ao menos a chance de classificação, mas deixa de depender apenas de si para avançar.

Já uma derrota pode complicar significativamente o cenário: o time comandado por Jorge Sampaoli passaria a depender de combinações de resultados de adversários diretos, afastando ainda mais a possibilidade de chegar à semifinal.

No momento, a URT lidera o grupo do Atlético-MG com oito pontos, seguida pelo Democrata-GV, que soma sete. Avançam às semifinais os líderes dos três grupos e o melhor segundo colocado geral. Diante desse cenário, o Alvinegro precisa fazer sua parte e ainda torcer por tropeços dos concorrentes diretos.
Se vencer, o Cruzeiro praticamente sacramenta sua vaga entre os semifinalistas e ainda pode tirar o maior rival da briga pelo mata-mata.

Em caso de empate, a equipe pode perder a liderança, dependendo do que ocorrer na partida entre Pouso Alegre e North, que se enfrentam neste sábado (24), às 18h, na Arena Credinor, em Montes Claros.
Já uma derrota pode complicar o caminho da Raposa e abrir espaço para que rivais diretos ultrapassem o time comandado por Tite na tabela de classificação.

Acompanhe Atlético-MG x Cruzeiro com narração ao vivo no Flashscore
O Atlético-MG conta com o algoz Hulk
Ídolo do Atlético-MG, Hulk tem um retrospecto extremamente positivo em clássicos contra o Cruzeiro. Caso balance as redes neste domingo, na Arena MRV, o atacante fará da equipe celeste sua maior vítima na carreira. Até aqui, Hulk já marcou nove gols contra o rival.

O retorno de Tite ao clássico mineiro
Esta não será a primeira vez de Tite no maior clássico de Minas Gerais. Em 2005, quando esteve à frente do Atlético-MG, o treinador participou do maior jogo do estado e seu time foi derrotado pelo Cruzeiro por 2 a 1, em duelo válido pelo Brasileirão daquela temporada.
Agora, vestindo o azul e branco, o experiente comandante traz sua bagagem vitoriosa em jogos contra o Atlético-MG. Foram 17 encontros do técnico com o Galo na carreira, com 10 vitórias, cinco derrotas e dois empates.

Sampaoli ainda em busca da primeira vitória em clássicos
Jorge Sampaoli nunca conseguiu vencer o Cruzeiro em clássicos mineiros. O recorte é pequeno. Foram apenas duas partidas, ambas no ano passado. No jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil de 2025, o Atlético-MG, que já havia sido derrotado pelo Cruzeiro por 2 a 0 na Arena MRV, voltou a perder pelo mesmo placar no Mineirão e deu adeus ao torneio nacional.

Sampaoli assumiu o comando técnico do Galo naquela ocasião, substituindo Cuca. O argentino voltaria a encontrar o Cruzeiro no Brasileirão e a partida entre os rivais mineiros terminou empatada em 1 a 1, na Arena MRV.
Cruzeiro à vontade na Arena MRV
A Arena MRV, a casa do Galo, ainda não se tornou um terreno hostil para o Cruzeiro. Muito pelo contrário. Em seis jogos no local, o time celeste levou a melhor em três oportunidades, com apenas uma vitória do Atlético-MG e dois empates.

