Mais

Arsenal anuncia contratação do volante Zubimendi, da Real Sociedad

Zubimendi é o novo reforço do Arsenal
Zubimendi é o novo reforço do ArsenalDivulgação/Arsenal
O Arsenal anunciou neste domingo (6) a contratação do volante Martín Zubimendi, da Real Sociedad. O espanhol de 26 anos é o novo camisa 36 dos Gunners.

O Arsenal vai pagar 65 milhões de euros (R$ 415 milhões) à Real Sociedad pela transferência, segundo o jornalista Fabrizio Romano. O valor é superior à multa rescisória de Zubimendi, avaliada em 60 milhões de euros (R$ 383 milhões).

Acompanhe as principais notícias do mercado da bola

"Este é um grande momento da minha carreira. Era a transferência que eu buscava e queria. Assim que você pisa aqui, percebe a grandeza deste clube", disse Zubimendi.

"Escolhi o Arsenal porque o estilo de jogo combina com o meu. Eles vêm mostrando potencial recentemente, e o melhor ainda está por vir", completou o jogador espanhol, que vai reencontrar seu ex-companheiro de Real Sociedad Mikel Merino.  

Os Gunners já monitoravam Zubimendi há vários meses. Cobiçado por diversos gigantes europeus, especialmente na Inglaterra, o espanhol chegou a recusar uma oferta do Liverpool no último verão europeu.

Os números de Zubimendi nas últimas temporadas
Os números de Zubimendi nas últimas temporadasFlashscore

Em Londres, Zubimendi será treinado por outro ex-jogador da Real Sociedad, Mikel Arteta.  

"Martín é um jogador que trará enorme qualidade e inteligência ao nosso time. Ele se adaptará bem, tem todos os atributos para ser um jogador-chave para nós", declarou o técnico do Arsenal.

"Esta sempre será a sua casa" 

A contratação atende à necessidade do Arsenal de reforçar o meio-campo após as saídas de Jorginho e Thomas Partey.  

A Real Sociedad se despediu do jogador com uma mensagem de carinho: "Desde os 14 anos em Zubieta, o donostiarra (natural de San Sebastián) foi um exemplo para todos. Compromisso, exigência e rendimento máximos foram o que ele entregou comandando nosso meio-campo".

"Esta sempre será a sua casa. O que nasce no coração, nada nem ninguém pode mudar. Eskerrik asko (obrigado), Martín", finalizou o clube basco.

Destaque na seleção espanhola

Zubimendi brilhou na seleção espanhola nos últimos meses, substituindo Rodri – vencedor da Bola de Ouro em 2024 –, que ficou gravemente lesionado no joelho em setembro e só retornou em maio ao Manchester City.  

O basco também entrou no lugar de Rodri, ainda lesionado, no intervalo da final da Eurocopa 2024, quando a Espanha venceu a Inglaterra em Berlim. 

O Arsenal, semifinalista da última Champions League, terminou em segundo lugar na Premier League pelo terceiro ano consecutivo.