O Arsenal vai pagar 65 milhões de euros (R$ 415 milhões) à Real Sociedad pela transferência, segundo o jornalista Fabrizio Romano. O valor é superior à multa rescisória de Zubimendi, avaliada em 60 milhões de euros (R$ 383 milhões).
Acompanhe as principais notícias do mercado da bola
"Este é um grande momento da minha carreira. Era a transferência que eu buscava e queria. Assim que você pisa aqui, percebe a grandeza deste clube", disse Zubimendi.
"Escolhi o Arsenal porque o estilo de jogo combina com o meu. Eles vêm mostrando potencial recentemente, e o melhor ainda está por vir", completou o jogador espanhol, que vai reencontrar seu ex-companheiro de Real Sociedad Mikel Merino.
Os Gunners já monitoravam Zubimendi há vários meses. Cobiçado por diversos gigantes europeus, especialmente na Inglaterra, o espanhol chegou a recusar uma oferta do Liverpool no último verão europeu.

Em Londres, Zubimendi será treinado por outro ex-jogador da Real Sociedad, Mikel Arteta.
"Martín é um jogador que trará enorme qualidade e inteligência ao nosso time. Ele se adaptará bem, tem todos os atributos para ser um jogador-chave para nós", declarou o técnico do Arsenal.
"Esta sempre será a sua casa"
A contratação atende à necessidade do Arsenal de reforçar o meio-campo após as saídas de Jorginho e Thomas Partey.
A Real Sociedad se despediu do jogador com uma mensagem de carinho: "Desde os 14 anos em Zubieta, o donostiarra (natural de San Sebastián) foi um exemplo para todos. Compromisso, exigência e rendimento máximos foram o que ele entregou comandando nosso meio-campo".
"Esta sempre será a sua casa. O que nasce no coração, nada nem ninguém pode mudar. Eskerrik asko (obrigado), Martín", finalizou o clube basco.
Destaque na seleção espanhola
Zubimendi brilhou na seleção espanhola nos últimos meses, substituindo Rodri – vencedor da Bola de Ouro em 2024 –, que ficou gravemente lesionado no joelho em setembro e só retornou em maio ao Manchester City.
O basco também entrou no lugar de Rodri, ainda lesionado, no intervalo da final da Eurocopa 2024, quando a Espanha venceu a Inglaterra em Berlim.
O Arsenal, semifinalista da última Champions League, terminou em segundo lugar na Premier League pelo terceiro ano consecutivo.