O resultado coloca o Grêmio na vice-liderança com os mesmos 44 pontos do Palmeiras, que perdeu a segunda posição, podendo recuperá-la ao final da rodada.
O time do Ceará, que não perde há quatro jogos, considerando todas as competições, é o 8° colocado com 39 pontos. O Fortaleza volta a campo na terça-feira (3), em casa, para enfrentar o Corinthians, no jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana.
O Grêmio tem, pela frente, o clássico contra o Internacional, no domingo (8), no estádio do seu rival, em duelo da 26ª rodada do Brasileirão. O time de Porto Alegre chegou ao quarto jogo seguido sem perder.
Veja como foi Fortaleza x Grêmio

Pênaltis distintos
O primeiro tempo começou movimentado com uma boa chances não demorando para aparecer. Suárez acertou a trave em cobrança de falta aos 2 minutos, com o goleiro Fernando Miguel só observando e torcendo para a bola não entrar.
O Fortaleza era melhor e mais organizado. Aos 30 minutos, Gabriel Grando fez boa defesa, segurando a intensidade do Leão do Pici.

Em grande jogada pela direita, o Fortaleza viu penalidade ser marcada a seu favor. Dudu canetou Ferreirinha antes de cruzamento que teve toque na mão de defensor gremista. O lance interpretativo terminou com pênalti para o Fortaleza. Galhardo bateu firme e no alto para vencer Grando e abrir o placar.
O Grêmio teve chance de empatar na mesma moeda, nos acréscimos do primeiro tempo, quando Cristaldo sofreu pisão dentro da área. Ele mesmo foi para cobrança mas, na hora da batida, escorreu, jogando pra longe e perdendo grande oportunidade.

Na segunda etapa, o Fortaleza seguiu melhor, exigindo que o Grêmio se segurasse para não ver a diferença no placar aumentar. A transição do time da casa levava perigo diante dos gaúchos, que não tinham outra alternativa a não ser sair pro jogo.
Foi aos 35 minutos que o buscado empate gremista veio. Reinaldo enfiou boa bola para Suárez atrás da jogada. A infiltração do jogador o fez chegar de frente com o goleiro Fernando Miguel, que viu a bola passar entre suas pernas com um único toque do uruguaio.