A FIGC anunciou nesta terça (28) que seu presidente Gabriele Gravina entrou em contato com a International Board (IFAB) – órgão responsável pela regulamentação do jogo de futebol –, para sugerir algumas melhorias no árbitro de vídeo.
A proposta inclui mudar o VAR para um sistema de desafio, como há no tênis, na NFL e em muitos esportes que se utilizam da ferramenta de replay. A sugestão é parecida com a levantada pelo Flashscore Brasil em editorial do ano passado.
"Queremos dar nossa contribuição para melhorar o futebol”, disse Gravina. "Sabemos que o caminho para a inovação deve ser compartilhado e depois implementado, mas se não começarmos, nunca mudaremos o status quo”.
Mudanças sugeridas pelos italianos
• A possibilidade de os técnicos ou capitães de equipe solicitarem a revisão em campo pelo árbitro (o chamado “desafio”)
• Número limitado de uso do VAR (a quantidade não foi especificada pela FIGC)
• Sistema de comunicação eletrônica entre o técnico e o capitão durante a partida
• Pausa no cronômetro quando a bola está parada (para a revisão do VAR, mas também em substituições, atendimentos médicos, etc).
Uma das primeiras federações a experimentar o VAR em 2016, a FIGC se disse disposta a testar as novas mudanças nos campeonatos juvenis e amadores da Itália.