Mais

Sul-coreanos comemoram vitória dramática e choram de felicidade com entrevista de Son

A equipe e os torcedores em casa tiveram que esperar 10 minutos agonizantes para saber que iriam classificar
A equipe e os torcedores em casa tiveram que esperar 10 minutos agonizantes para saber que iriam classificarReuters
Os sul-coreanos lotaram as ruas no início do sábado, derramando lágrimas de alegria em temperaturas abaixo de zero após a vitória de sua seleção sobre Portugal para avançar para as oitavas de final da Copa do Mundo.

Eles comemoraram a emocionante entrevista pós-jogo do atacante Son Heung-min e consumiram chocolates da marca Gana para homenagear o desempenho corajoso da nação africana, cujo resultado da partida garantiu a vaga da Coreia do Sul nas oitavas de final. Cerca de 8.000 apoiadores se reuniram na Praça Gwanghwamun, no centro de Seul, apesar do frio do inverno e do início da meia-noite.

A Coreia começou a partida em terceiro lugar entre as quatro seleções do Grupo H e corria o risco de retornar do Catar, já que empatou por 1 a 1 com a já classificada potência Portugal, até que Hwang Hee-chan, do Wolverhampton Wanderers, marcou nos acréscimos para garantir a vitória.

A equipe e os torcedores em casa tiveram que esperar 10 minutos agonizantes para saber que iriam classificar, precisando esperar o fim da partida em que Uruguai venceu Gana. O resultado fez o time sul-americano ser eliminado por ter pior saldo de gols que a Coreia. Aplausos explodiram em complexos de apartamentos e nas ruas da Coreia do Sul.

"Fiquei absolutamente emocionado - estávamos encurralados nos acréscimos e Sonny estava correndo como um louco", disse Lee Tae-woo, referindo-se ao atacante Son, do Tottenham Hotspur, depois de assistir ao jogo com amigos. "Eu estava muito nervoso, mas estou feliz que eles conseguiram."

Muitos nas redes sociais divulgaram a entrevista de Son, na qual ele disse, em meio às lágrimas, que não teve um bom desempenho, agradecendo a seus companheiros de equipe pela vitória dramática.

Son postou fotos do time comemorando a vitória, comentando no Instagram: "Não desistimos e vocês não desistiram de nós. Te amo, Coreia." A imagem obteve mais de 3 milhões de "curtidas" e mais de 50.000 respostas animadas. "Foi doloroso vê-lo chorar e pedir desculpas por seu desempenho, embora ele tenha se saído bem mesmo com as lesões", disse Kim Hyun-joo, moradora de Seul que disse não estar familiarizada com futebol, mas gostou da partida. 

O presidente Yoon Suk-yeol parabenizou a equipe no Facebook, dizendo esperar que os jogadores demonstrem seu potencial e aproveitem o torneio. Eles jogam contra o pentacampeão Brasil na segunda-feira, buscando outra virada para chegar às quartas de final pela segunda vez.

O termo "chocolate de Gana" estava em alta no Twitter sul-coreano, referindo-se a uma marca da Lotte Confectionery Co Ltd, com sede em Seul, que usa grãos de cacau de Gana. Alguns torcedores coreanos elogiaram o time africano por ter feito o melhor até o último minuto.

"Não vou comer nenhum chocolate além de Gana até morrer", tuitou uma pessoa. Outro disse: "O que estou fazendo? A caminho de um CVS para obter um Gana, é claro."