Alcaraz buscou a virada contra o sérvio com parciais de 2-6, 6-2, 6-3 e 7-5. O número 1 do mundo fechou o jogo em 3h04.
Veja os detalhes de Carlos Alcaraz 3-1 Novak Djokovic
Ao atingir o Career Slam com 22 anos e 8 meses, Alcaraz derrubou uma marca de quase nove décadas. O recorde pertencia ao americano Don Budge, que fechou os quatro Grand Slams em 1938, com 23 anos e 3 meses.
Na Era Aberta, Alcaraz superou o compatriota Rafael Nadal em precocidade (24 anos e 3 meses). Só outros quatro jogadores possuem o Career Slam no período profissional do tênis (desde 1968): Rod Laver, Andre Agassi, Roger Federer e o próprio Novak Djokovic.
Alcaraz tem um aproveitamento quase perfeito em finais de Grand Slams, com sete títulos e um vice. Ele também empatou o retrospecto geral contra Djokovic, agora em 5 a 5. Nas decisões, o espanhol tem vantagem por 3 a 2 — 3 a 0 em majors.
Djokovic perdeu a chance de se isolar como maior campeão de Grand Slams entre homens e mulheres. Dono de 24 majors, o sérvio segue igualado à australiana Margaret Court.

1º set
Djokovic ativou o “modo GOAT” no primeiro set e passou por cima de Alcaraz. Inapelável no saque e agressivo nas devoluções, o sérvio conseguiu a quebra no quarto game e repetiu a dose no oitavo para fechar a parcial em apenas 34 minutos, com 6-2. O espanhol sequer teve um break point.

2º set
A oscilação de Djokovic no primeiro serviço – de 93% para 50% em pontos ganhos – era a brecha que Alcaraz precisava para voltar ao jogo e dominar o segundo set. A quebra escapou no primeiro game, mas preparou o terreno para o espanhol dar o troco na mesma moeda, com 6-2 em 37 minutos.
3º set
Após um set de domínio para cada, o terceiro teve um equilíbrio inédito na final. Djokovic recuperou o ritmo dos golpes, mas Alcaraz seguiu criando problemas no primeiro serviço do sérvio e dando poucas brechas nos games de saque.
O número 1 do mundo buscou a quebra no quinto game e fechou a parcial com 6-3, em 52 minutos. Djoko ainda salvou quatro set points antes de ser quebrado novamente.

4° set
O último set foi o mais eletrizante e duradouro, com 1h01 até Alcaraz confirmar o título. O segundo game deu a tônica da parcial: Djokovic precisou de 12 minutos para confirmar o serviço e mostrar que seguia vivo.
O sérvio teve o break point para abrir 5-4 e sacar para o set, mas Alcaraz se segurou. A igualdade se arrastou até o 12° game, com belas trocas e nível altíssimo de tênis. O espanhol quebrou o serviço de Djoko e entrou de vez para a galeria de lendas do esporte.

