Rybakina fechou o jogo em 2 sets a 1, com parciais de 6-4, 4-6 e 6-4, em 2h19 na Rod Laver Arena, em Melbourne.
Veja todos os detalhes de Aryna Sabalenka 1-2 Elena Rybakina
Com o título, a cazaque subirá para a 3ª posição no ranking da WTA. Desde que foi campeã de Wimbledon em 2022, a tenista de 26 anos só havia disputado uma final de Grand Slam, na Austrália em 2023, quando foi derrotada justamente por Sabalenka.
Elena Rybakina chegou a 20 vitórias nos últimos 21 jogos. A única derrota ocorreu no início do ano, nas quartas de final do WTA 500 de Brisbane, contra a tcheca Karolína Muchová.
Desde a última edição de Wimbledon, em julho do ano passado, a cazaque é a jogadora com mais vitórias no circuito (38).
Já Sabalenka, que ficou com o título em Brisbane, perdeu a segunda final consecutiva no Aberto da Austrália. Campeã em 2023 e 2024, a bielorrussa foi derrotada pela americana Madison Keys na decisão de 2025.

1º set
O primeiro set neste sábado foi muito equilibrado. Rybakina levou a melhor por ter aproveitado uma das duas chances que teve para quebrar o saque de Sabalenka.
Foi no primeiro game da partida e, com isso, a cazaque colocou mais pressão sobre a número 1 do mundo. Sabalenka teve dois break points para empatar o duelo no oitavo game, mas não conseguiu devolver a quebra e acabou perdendo a parcial.

2 º set
A dinâmica do jogo poderia ter mudado no segundo game do segundo set, quando Sabalenka teve mais três break points — e desperdiçou novamente.
Rybakina parecia infalível, e a igualdade se manteve durante todo o segundo set. O cenário era perigoso para Sabalenka, mas a bielorrussa finalmente conseguiu a quebra no 10º game e empatou a final.

3º set
A cazaque acusou o golpe e ficou em desvantagem de 3-0 no terceiro set. Mas Sabalenka, que parecia perto do título, foi assombrada pelos mesmos fantasmas que já a atormentaram no passado, como nas finais do Aberto da Austrália e de Roland Garros em 2025.
Rybakina mostrou uma grande força mental e venceu cinco games seguidos para tomar o controle do jogo e não deixar o título escapar. Ela selou a vitória com um ace logo no primeiro match point.

