A tenista de 26 anos, que conquistou Wimbledon em 2022 e chegou à final em Melbourne em 2023, vai enfrentar na quinta-feira a vencedora do duelo entre a americana Jessica Pegula (6ª do ranking) e sua compatriota Amanda Anisimova (4ª) em busca de uma vaga na grande decisão.
Veja a chave feminina de Australian Open
Rybakina já chegou à final de Melbourne uma vez, em 2023, quando perdeu em três sets apertados para Aryna Sabalenka. Desde então, ela não havia passado das quartas de final em Melbourne.
Mas a campeã de Wimbledon de 2022 tem sido uma das jogadoras em melhor forma no circuito nos últimos meses, vencendo 18 de suas últimas 19 partidas, com sua única derrota nas quartas de final de Brisbane neste mês. Ela está em sua quarta semifinal de Grand Slam na carreira e a primeira desde Wimbledon em 2024.
"Estou muito satisfeita com a vitória", disse a tenista de 26 anos. "Nós nos conhecemos muito bem e eu só estava tentando manter a agressividade. Senti que, no primeiro set, para nós duas, o primeiro saque não estava funcionando muito bem, então tentei pressionar a adversária no segundo saque. Acho que no segundo set comecei a jogar com mais liberdade e saquei melhor."
A derrota impediu Swiatek de conquistar o Grand Slam na carreira, com os quatro principais torneios. Ela já venceu quatro Roland Garros, o US Open e Wimbledon, mas o título em Melbourne Park continua sendo um sonho distante.
