Em sua 14ª semifinal de Grand Slam, a bielorrussa vai enfrentar na quinta-feira a ucraniana Elina Svitolina (12ª), que atropelou a americana Coco Gauff (3ª) por 6-1 e 6-2.
Veja a chave feminina do Australian Open
"Essas adolescentes têm me desafiado bastante nas últimas rodadas", disse Sabalenka após o triunfo desta terça. "Foi uma partida difícil. Não se enganem com o placar. Não foi nada fácil. Ela jogou um tênis incrível. Ela me forçou a elevar o meu nível".
A derrota pôs fim ao sonho de Jovic, que tem apenas 18 anos e é a jogadora mais jovem entre as 100 melhores do mundo.
Nas rodadas anteriores, ela havia surpreendido a italiana duas vezes campeã do Grand Slam Jasmine Paolini (7ª) e superou a experiente tenista cazaque Yulia Putintseva.
No entanto, Sabalenka se mostrou um obstáculo intransponível, e o calor extremo – que chegou a 38°C na Rod Laver Arena – afetou o desempenho de Jovic.
A bielorrussa quebrou o saque da adversária logo no primeiro game, abrindo uma vantagem de 3 a 0, e as duas jogadoras confirmaram seus serviços a partir daí.
Aryna Sabalenka não enfrentou nenhum break point até o último game do set, em seu próprio saque, que durou mais de dez minutos. Ela precisou salvar três break points antes de finalmente vencer o set em seu terceiro set point, após 59 minutos de jogo.
O segundo set foi de domínio total da bielorrussa, embora Jovic tenha tido dois break points quando perdia por 5-0, os únicos que teve no set.
No entanto, ela não conseguiu converter nenhum deles, e a número 1 do mundo fechou a partida com um ace em seu primeiro match point.
