A bielorrussa impôs seu ritmo diante da jovem de 19 anos no primeiro set e, mesmo encontrando resistência no segundo, garantiu a vitória por 6-1 e 7-6 (7-1) na Rod Laver Arena.
Siga o Australian Open pelo Flashscore
Sabalenka agora enfrenta outra jovem em destaque, a norte-americana Iva Jovic, de 18 anos, que disputa seu primeiro Grand Slam e neste domingo venceu a cazaque Yulia Putintseva por 6-0 e 6-1 em apenas 53 minutos.
Duas vezes campeã do Aberto da Austrália, Aryna busca chegar à sua quarta final consecutiva em Melbourne e tenta se vingar da surpreendente derrota do ano passado para Madison Keys.
Apesar de ter momentos em que dominou completamente o jogo de Mboko, a número um do mundo cometeu 24 erros não forçados e desperdiçou uma vantagem de 4-1 no segundo set.
Elogios para Mboko
"Que jogadora incrível para a idade dela, é impressionante ver essas jovens promessas no circuito", declarou Sabalenka sobre sua adversária canadense. "Ela me exigiu muito hoje e estou muito feliz com a vitória, mais uma vez em sets diretos", afirmou.
Embora a bielorrussa tenha vencido o primeiro set em apenas 31 minutos e aberto três games de vantagem no segundo, Mboko conseguiu recuperar um break e ainda salvou dois match points para quebrar o serviço novamente e animar a torcida.

A canadense lutou até levar o segundo set ao tie-break, mas ali a tenista de Minsk não perdoou e fechou ponto a ponto com autoridade ao vencer por 7-1.
Aryna Sabalenka chegou assim à marca de 20 tie-breaks consecutivos vencidos em Grand Slam, igualando o recorde do sérvio Novak Djokovic na Era Moderna.
