A espanhola Aitana Bonmatí venceu nesta segunda-feira (22) a Bola de Ouro Feminina pela terceira vez consecutiva. É o quinto ano seguido que uma espanhola leva o prêmio, já que Alexia Putellas venceu em 2021 e 2022 e a própria Bonmatí ficou com o troféu em 2023 e 2024.
Bonmatí bateu a sua compatriota Mariona Caldentey e a inglesa Alessia Russo. A jogadora de 27 anos confirma o favoritismo, pois venceu o Prêmio de Melhor Jogadora da Champions Legue Feminina e da Euro Feminina, onde ficou com o vice em ambas.
A Bola de Ouro analisou o que foi disputado entre 1º de agosto de 2024 até 2 de agosto de 2025. Neste período, Aitana Bonmatí venceu coletivamente a Liga Espanhola, Copa da Rainha e a Supercopa da Espanha pelo Barcelona.
Sarina Wiegman é melhor técnica
A holandesa Sarina Wiegman venceu o Trófeu Cruyff, destinado a melhor técnica feminina na Bola de Ouro. A treinadora foi reconhecida por comandar a Inglaterra ao título da Euro Feminina, na Suíça, em julho.
Sarina está à frente da seleção inglesa desde 2021 e já conquistou a Euro outras duas vezes, em 2022 também pela Inglaterra e em 2017 pela Holanda. Além disso, a treinadora foi vice-campeã mundial em 2023 com as Lionesses.

A holandesa foi condecorada pela primeira vez na Bola de Ouro, mas já conquistou o prêmio de melhor técnica pela FIFA quatro vezes: 2017, 2020, 2022 e 2023. Sarina superou o técnico da Seleção Brasileira, Arthur Elias, indicado após o título da Copa América Feminina.
Hannah Hampton leva Yashin
Hannah Hampton, goleira da seleção inglesa e do Chelsea, foi coroada a melhor da posição com o Prêmio Yashin. A arqueira teve uma temporada quase perfeita com o seu clube ao conquistar o título da Liga Inglesa, da FA Cup e da Copa da Liga.
Além disso, por sua seleção, foi fundamental na conquista do bicampeonato da Euro Feminina. Hampton pegou os pênaltis de Aitana Bonmatí e Mariona Caldentey na disputa de pênaltis decisiva para o título europeu.
Arsenal é equipe do ano
Campeão da Champions League Feminina, o Arsenal foi eleito a equipe do ano no futebol feminino. Apenas 3º na Liga Inglesa, os Gunners fizeram uma campanha incrível para conquistar o bicampeonato europeu.
O time do norte de Londres passou por Real Madrid nas quartas de final, Lyon na semifinal e Barcelona na decisão. Mariona Caldentey e Alessia Russo foram as grandes destaques da conquista.
Ewa Pajor conquista Gerd Müller
A polonesa Ewa Pajor, atacante do Barcelona, levou para casa o troféu Gerd Müller como grande artilheira do futebol feminino. A camisa 17 blaugrana foi artilheira da última liga espanhola com 25 gols. Ao todo, Pajor balançou a rede 42 vezes na última temporada.
Vicky López vence Kopa
A jovem Vicky López, de 19 anos, conquistou o prêmio Kopa na premiação da Bola de Ouro. O troféu reconhece a melhor jogadora do futebol feminino até os 21 anos.
Jogadora do Barcelona, Vicky López conquistou o Campeonato Espanhol Feminino e a Copa da Rainha. Além disso, a jovem espanhola fez parte do elenco de sua seleção na Euro Feminina, onde foi vice-campeã.
Todos os prêmios femininos da Bola de Ouro 2025
• Bola de Ouro (melhor jogadora): Aitana Bonmatí (Espanha/Barcelona)
• Troféu Cruyff (melhor técnica): Sarina Wiegman (Inglaterra)
• Troféu Yashin (melhor goleira): Hannah Hampton (Inglaterra/Chelsea)
• Melhor Equipe do Ano: Arsenal
• Troféu Gerd Müller (maior artilheira): Ewa Pajor (Polônia/Barcelona)
• Troféu Kopa (melhor jogadora sub-21): Vicky López (Espanha/Barcelona)