O número 2 do mundo enfrentará o vencedor do confronto sérvio entre Laslo Djere e Dusan Lajovic. O cabeça de chave número 2 do Rio Open é o britânico Cameron Norrie, que venceu o brasileiro Thiago Monteiro e agora enfrenta o boliviano Hugo Dellién nas quartas. Alcaraz e Norrie só podem se encontrar na final.
"Foi um jogo com altos e baixos. Neste tipo de jogo contra esses jogadores não dá para perder oportunidades", resumiu Alcaraz após a vitória.
Jogo muito tenso
O primeiro set na quadra Guga Kuerten foi de profunda instabilidade dos dois tenistas. Dos 12 games jogados antes do tie-break, oito tiveram quebras de saque. No desempate, Fognini se deu melhor e saiu com a vantagem.
A segunda parcial foi toda de Alcaraz. O espanhol quebrou Fognini nos dois primeiros serviços do italiano e só administrou o placar para fechar em 6-2.
O terceiro e decisivo set começou igual: o número 2 do mundo abriu 3 a 0, mas desta vez Fognini reagiu e chegou a deixar o placar em 5-4. Foi aí que Alcaraz demonstrou frieza para confirmar o saque e fechar o jogo com um 6-4.