Mais

Argentina se torna seleção com mais vitórias por pênaltis em Copas

Lautaro Martínez cobrou o pênalti decisivo da Argentina contra a Holanda
Lautaro Martínez cobrou o pênalti decisivo da Argentina contra a HolandaAFP
A Argentina se tornou a seleção com mais vitórias em disputas por pênaltis na Copa do Mundo ao bater a Holanda nas quartas de final, nesta sexta-feira (9). A Albiceleste teve sua quinta vitória em seis decisões por penalidades em Mundiais.

A única derrota da Argentina em uma disputa por pênaltis na Copa do Mundo ocorreu em 2006, quando caiu para a dona da casa Alemanha nas quartas de final. E são justamente os alemães que ocupam a segunda colocação no ranking, com quatro vitórias em quatro decisões na marca da cal.

Uma hora antes de Argentina e Holanda entrarem em campo, a Croácia igualou a marca da Alemanha ao vencer sua quarta disputa de pênaltis, contra o Brasil. Os croatas mantiveram os 100% de aproveitamento no quesito, e agora podem igualar a própria Argentina, adversária na semifinal.

Acompanhe a cobertura completa da Copa do Mundo

A Holanda, por sua vez, é a segunda seleção com mais derrotas em decisões nas penalidades. Foram três derrotas em quatro oportunidades. A única vitória foi contra a Costa Rica, nas quartas de final, em 2014. 

A seleção que mais perdeu nos pênaltis em Copas do Mundo é a Espanha, eliminada em todas as quatro vezes que precisou decidir nas penalidades máximas.

Confira todas as decisões de pênaltis da Argentina em Copas do Mundo

1990: Argentina 3x2 Iugoslávia (quartas)

1990: Argentina 4x3 Itália (semifinal)

1998: Argentina 4x3 Inglaterra (oitavas)

2006: Argentina 2x4 Alemanha (oitavas)

2014: Argentina 4x2 Holanda (semifinal)

2022: Argentina 4x3 Holanda (quartas)