Mais

Arsenal, Thuram e Federação Belga vencem prêmio da UEFA que reconhece bom trabalho social

Lilian Thuram foi reconhecido como um defensor de longa data do antirracismo
Lilian Thuram foi reconhecido como um defensor de longa data do antirracismoProfimedia
A UEFA anunciou, nesta terça-feira, os primeiros ganhadores de seus "Prêmios FootbALL", que reconhecem a contribuição para a mudança social, concedidos à Associação de Futebol da Bélgica, à Liga Alemã de Futebol, ao Arsenal e ao ex-jogador francês Lilian Thuram.

Todos os quatro foram reconhecidos por se comprometerem com questões de sustentabilidade e antidiscriminação, informou o órgão dirigente do futebol europeu.

O programa "FootbALL", lançado pela UEFA na final da Liga dos Campeões no início deste mês, destaca o poder do futebol para promover mudanças sociais positivas nas comunidades européias.

Uma federação nacional, uma liga, um clube e um ex-jogador foram selecionados com base em seu trabalho que sintetiza os ideais do programa.

A Federação Belga de Futebol (RBFA) foi uma das primeiras associações nacionais a estabelecer uma estratégia abrangente de responsabilidade social no futebol.

Eles também criaram programas e recursos antidiscriminatórios para refugiados e criaram várias equipes nacionais de handifoot para pessoas com deficiências intelectuais ou motoras.

A Liga Alemã de Futebol (DFL) foi reconhecida pela luta contínua contra a discriminação e por suas atividades durante as Semanas Internacionais contra o Racismo, disse a UEFA.

O Arsenal apresentou uma iniciativa com a Adidas chamada "No More Red" (Chega de Vermelho), que tem como objetivo ajudar a manter os jovens a salvo dos crimes com faca, oferecendo espaços seguros e oportunidades positivas para os jovens.

A equipe do norte de Londres também é o primeiro clube a integrar a linguagem de sinais britânica em seus jogos em casa, com um intérprete certificado presente em cada rodada.

Lilian Thuram, campeão da Copa do Mundo de 1998 e da Euro 2000, foi reconhecido como um defensor de longa data do antirracismo.

"Seu trabalho mostra a importância de liderar pelo exemplo, que é exatamente o que o programa FootbALL representa", disse a diretora de sustentabilidade social e ambiental da UEFA, Michele Uva.

Os prêmios serão entregues no Fórum UEFA RESPECT 2023, que acontecerá em Frankfurt, na Alemanha, nos dias 28 e 29 de junho.