Mais

Marcelinho Huertas será um dos "vovôs" da nova temporada da liga espanhola de basquete

Marcelinho Huertas continuará a dar aulas aos 42 anos de idade
Marcelinho Huertas continuará a dar aulas aos 42 anos de idadeAitor Arrizabalaga

A liga espanhola de basquete (ACB) tem uma série de veteranos que, longe de terem passado do auge, provam que a experiência ainda é um ativo muito valioso. Basta olhar para o armador brasileiro Marcelinho Huertas, imparável aos 42 anos de idade.

A carreira do brasileiro parece não ter fim próximo. Quando parecia ter atingido o auge ao realizar seu sonho de chegar à NBA e jogar cercado de estrelas de Hollywood no Los Angeles Lakers, Marcelinho voltou à liga espanhola para continuar dando aulas sobre como jogar basquete sem ser o mais rápido, o mais alto ou o mais forte.

Acompanhe a liga espanhola de basquete

O QI que o atleta aplica ao jogo na quadra é o que o faz ver esse esporte em outro nível. A partir daí, Marcelinho levou o La Laguna Tenerife a alturas inimagináveis nas últimas temporadas, colocando-o como um dos grandes nomes da competição.

Na verdade, ele é o atual MVP da ACB, além de ser o maior assistente da história. Com "apenas" 42 anos e quatro meses de idade, o brasileiro é mais velho do que metade dos técnicos assistentes da liga.

Como a própria organização lembra, quando Huertas estreou em outubro de 2004, jogadores como Dylan Bordón (2004), Lucas Langarita (2005), Izan Almansa (2005), Sergio de Larrea (2005) ou Michael Ruzic (2006) ainda não haviam nascido.

Mas o carioca não está sozinho. Na equipe de Tenerife estão Aaron Doornekamp (39 anos e 10 meses), Gio Shermadini (36 anos e seis meses) e Tim Abromaitis (36 anos), que estão no top 10 dos mais velhos em anos.

Uma lista à qual podemos acrescentar Ante Tomic (38 anos e sete meses), Sergio Llull (37 anos e 10 meses), Pablo Almazán (36 anos e oito meses), Adam Hanga (36 anos e cinco meses), Kyle Kuric (36 anos e um mês) e Pere Tomàs (36 anos e um mês).