Mais

Basquete: Seleção Brasileira feminina conhece adversárias da AmeriCupW

Torneio é o início da trajetória para a Olimpíada de Paris 2024
Torneio é o início da trajetória para a Olimpíada de Paris 2024CBB - Divulgação
A Seleção Brasileira feminina de basquete já sabe os times que vai enfrentar na AmeriCupW, competição que será disputada em León, no México, entre 1° a 9 de julho. O sorteio dos grupos aconteceu nesta quarta-feira. O Brasil, na primeira fase, vai enfrentar Estados Unidos, Argentina, Venezuela e Cuba.

O torneio é o início da trajetória para a Olimpíada de Paris 2024. Os dois primeiros colocados garantem um lugar direto no Pré-Olímpico Mundial, em 2024. Os outros quatro na sequência da classificação vão ao Pré-Olímpico das Américas, ainda em 2023.

Esse torneio regional classifica duas seleções para o Pré-Olímpico Mundial, chegando a quatro países do continente americano na briga por Paris 2024.

"Esta é uma competição que não tem jogos fáceis. Estamos em um grupo duro, com EUA favorito para o título. Temos que encarar cada jogo como um jogo único para classificarmos na melhor posição possível e avançarmos na competição. Para isso, vamos fazer uma excelente etapa de treinamento e chegarmos preparados para esta dura competição", afirma o técnico do Brasil, José Neto.

Na outra chave, estão Canadá, República Dominicana, Colômbia, México e Porto Rico. 

Fórmula de disputa

As 10 equipes jogam dentro dos seus grupos. As quatro melhores avançam para as quartas de final (1A x 4B, 2A x 3B, 3A x 2B, 4A x 1B), seguido de semifinais e da grande decisão.

O calendário terá a primeira rodada no dia 1° de julho. A primeira fase termina no dia 5. As equipes terão folga no dia 6 de julho. As quartas de final serão no dia 7, com semifinais no dia 8 e decisão no dia 9 de julho.

A convocação da Seleção Brasileira será divulgada nas próximas semanas, assim como todo o calendário de preparação.