A cidade será a primeira na história do esporte americano a perder seus times na NBA, NFL, NHL e MLB.
Em um período de apenas quatro anos, três times deram adeus à Oakland e seus 440 mil habitantes.
Em 2019, o Golden State Warriors, time de basquete, se mudou para a vizinha São Francisco. Em 2020, os Raiders, da NFL, fizeram as malas para Las Vegas, no estado ao lado.
O primeiro a deixar Oakland foi o California Golden Seals, time de hóquei que se mandou para Cleveland em 1976, virou "Barons", e fechou dois anos depois.
Agora é a vez dos A's, franquia de beisebol, que está sediada em Oakland desde 1968 após nascer na Filadélfia e passar por Kansas City.
O último time da cidade se mudará também para Las Vegas, Nevada, a partir de 2025 – com um pit-stop em Sacramento, porque o novo estádio ainda não estará pronto.
Adeus à MLB
O derradeiro jogo dos Athletics em Oakland foi na quinta-feira (27). Quase 47 mil torcedores lotaram o Coliseum para assistir a vitória por 3 a 2 sobre o Texas Rangers.
Centenas de fãs levaram cartazes críticos à mudança que podiam ser vistos em toda a arquibancada. Muitos xingavam o dono da franquia, John Fisher, e a MLB.
O duelo teve de ser interrompido na última entrada, depois que dois torcedores invadiram o campo e objetos e bombas de fumaça foram arremessados no gramado.
“Peço uma última vez que nos dêem a maior cântico do beisebol”, clamou o técnico Mark Kotsay, após o final da partida. E o grito de "Let's Go Oakland" ecoou por todo o estádio, antes de as luzes apagarem de vez na tradicional casa dos Athletics.
A equipe terminou com uma das piores da Liga Americana e não se classificou para os playoffs da MLB.