O anúncio foi feito após o armador ser submetido a uma cirurgia para tratar uma ruptura no tendão de Aquiles direito sofrida em 22 de junho, no Jogo 7 das Finais, que terminou com a derrota para o Oklahoma City Thunder.
"A cirurgia correu bem (...) No entanto, ele não jogará na próxima temporada. Não queremos correr riscos. Outros jogadores terão a oportunidade de crescer. Não tenho dúvidas de que ele voltará mais forte", disse o presidente do Indiana, Kevin Pritchard, em entrevista coletiva.
A lesão de Haliburton, de 25 anos, foi um fim cruel para a espetacular temporada do atleta nos playoffs, na qual levou os Pacers à segunda participação nas finais da história. Na luta para dar a Indiana o primeiro campeonato, o armador permaneceu em quadra nas finais, apesar de sofrer com problemas musculares na perna direita.
No jogo decisivo, rompeu o tendão de Aquiles, transformando as esperanças de conquistar o título em uma reabilitação que levará mais de um ano.
Tyrese Haliburton foi o terceiro jogador da NBA, todos com calibre de All-Star Game, a sofrer uma ruptura no tendão de Aquiles durante os últimos playoffs, depois de Damian Lillard (Milwaukee) e Jayson Tatum (Boston).
Após a surpreendente campanha nas finais, os Pacers enfrentam a próxima temporada com poucas perspectivas de sucesso devido à lesão de Haliburton e à perda do pivô Myles Turner, que se transferiu para o Milwaukee Bucks após o fim do contrato.