Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jerry West, ídolo dos Lakers e inspiração do logo da NBA, morre aos 86 anos

Jerry West foi um dos maiores ícones da história da NBA
Jerry West foi um dos maiores ícones da história da NBAProfimedia
Jerry West, ídolo do Los Angeles Lakers na década de 1960, que inspirou a criação do logo da NBA, morreu nesta quarta-feira (12) aos 86 anos, anunciou a franquia Los Angeles Clippers.

West foi armador dos Lakers de 1960 a 1974. Conquistou seu único título da NBA em 1972 e foi medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de Roma 1960 pela seleção de basquete dos Estados Unidos. Nos anos posteriores, trabalhou como dirigente em vários times da NBA, mais recentemente no Los Angeles Clippers.

Com velocidade e rapidez impressionantes e um chute hábil, West foi apelidado de "Sr. Clutch" por sua habilidade em lidar com momentos de pressão. Nas finais da NBA de 1969, contra o arquirrival Boston Celtics, ele recebeu o prêmio de MVP, embora os Celtics tenham derrotado os Lakers pelo título.

West foi 14 vezes All-Star da NBA e campeão de pontuação da liga em 1970. Seu número de camisa, 44, foi aposentado pelos Lakers e ele foi introduzido no Hall da Fama do Basquete em 1980. Em 1969, a NBA criou seu logotipo atual, que era a silhueta de West driblando uma bola de basquete, imagem inspirada em uma fotografia de West tirada durante um jogo.

A silhueta do logo da NBA é a de Jerry West
A silhueta do logo da NBA é a de Jerry WestReprodução

West, que treinou o Lakers de 1976 a 1979, conquistaria oito títulos como executivo da NBA, cinco com o Lakers na era “Showtime” dos anos 1980, com Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar. Ele também foi executivo dos campeões da NBA no Lakers em 2000 e no Golden State em 2015 e 2017, antes de sair para ingressar no Clippers.