Os Spurs encontraram inspiração no retorno de seu astro, Victor Wembanyama, que liderou uma atuação magnífica após ficar de fora por doze jogos devido a uma lesão na panturrilha esquerda.
Veja a tabela completa da Copa da NBA
O prodígio francês de 21 anos, que não jogava desde 14 de novembro, marcou 22 pontos e deu ao Oklahoma City (111-109), atual campeão da NBA, sua segunda derrota na temporada.
"Eu tinha minutos limitados e precisava aproveitá-los ao máximo", disse o francês. "Vencer um adversário como esse exige um esforço coletivo."
Para o Thunder (24-2), a segunda derrota da temporada elimina a chance de repetir o feito como finalista da Copa, após perder para o Milwaukee no ano passado, e encerra uma sequência de 16 vitórias consecutivas. O canadense Shai Gilgeous-Alexander, atual MVP da NBA, converteu uma de suas sete tentativas de três pontos em uma noite em que Oklahoma teve um aproveitamento de apenas 24% (9/37).
Brunson brilha nos Knicks
Mais cedo, a vitória dos Knicks também contou com uma atuação superlativa de Jalen Brunson, que marcou 40 pontos na vitória por 132 a 120 sobre o Orlando Magic. O armador de 29 anos foi o cestinha da partida e deu à sua franquia a chance de conquistar seu primeiro troféu desde 1973.
"O técnico nos motivou muito no primeiro quarto", disse Brunson após o jogo na T-Mobile Arena. "O primeiro pedido de tempo da partida mudou tudo para nós."
O poderio ofensivo dos Knicks se mostrou demais para um Orlando desfalcado por lesões, que viu Nova York estender sua recente sequência de vitórias para nove jogos em dez.
Além do título da Copa, que será decidido na terça-feira em Las Vegas, os jogadores competem por prêmios em dinheiro (aproximadamente 530 mil dólares para cada membro da equipe vencedora), o que aumenta a emoção dos confrontos.
