Mais

Bayern de Munique "amassa" Union Berlin e retoma liderança da Bundesliga

Coman teve grande atuação, principalmente no primeiro tempo
Coman teve grande atuação, principalmente no primeiro tempoAFP
O Bayern de Munique não permitiu que o Borussia Dortmund sentisse o gosto da liderança da Bundesliga por muito tempo. Neste domingo, sob temperatura negativa e debaixo de neve, os bávaros trataram de vencer o Union Berlin, em casa, por 3 a 0, em confronto direto pela primeira posição, para reassumir o posto de melhor time do campeonato. Os gols foram marcados por Choupo-Moting e Coman para manter o time de Munique sem perder em casa.

O Bayern chega aos mesmos 46 pontos do Dortmund, levando a vantagem no saldo de gols. O Union ocupa a 3ª posição com três pontos a menos. 

Apesar de ser um confronto entre times com a mesma pontuação, o que se viu em campo foi amplo domínio do Bayern de Munique, que foi o protagonista da partida, com ampla posse de bola. O time da casa tomou a iniciativa desde o começo e impôs um forte ritmo de jogo.

Ao Union Berlin, restou se defender como era possível e tentar achar espaços para contra-atacar quando oportunidades apareciam. Mas as chances de incomodar os anfitriões foram poucas. O Union não conseguiu repetir o futebol que o fez ser a sensação da Bundesliga na atual temporada. 

Coman foi o responsável pelos principais danos causados aos visitantes, que tentavam se segurar na defesa. A pressão do Bayern fez o Union se sentir sufocado, mesmo tentando congestionar os espaços. 

Mapa de calor de Coman, um dos destaques do jogo
Mapa de calor de Coman, um dos destaques do jogoFlashscore

O primeiro tempo terminou com placar de 3 a 0 do Bayern, que mostrou toda sua supremacia. O placar foi aberto aos 30 minutos em cabeçada de Moting. Ele subiu mais alto, no meio de dois zagueiros, para testar com precisão, sem chances para o goleiro. Foi o nono gol do camaronês e a quinta assistência de Coman.

Confira como foi Bayern de Munique x Union Berlin

A primeira chance real do Berlin veio somente aos 36 quando Laidouni chutou por cima. Aos 39 minutos, um chutão do goleiro do Union viu o Bayern ganhar por cima. A bola chegou pra Muller que, com um toque rápido e eficiente, aproveitou o avanço de Coman. O atacante ainda driblou o goleiro antes de dobrar a vantagem. O 3 a 0 veio no final com  Musiala. Em mais uma chegada pela direita, Muller cruzou pra trás com o aniversariante do dia finalizando bem. 

Moting abriu o placar em eficiente cabeçada
Moting abriu o placar em eficiente cabeçadaAFP

A vitória estava construída e era questão de tempo para a liderança bávara ser oficializada. Mesmo assim, no segundo tempo, o Bayern manteve-se por mais tempo no seu campo de ataque, sem permitir que o adversário criasse chances reais e se recolocasse na partida. O placar poderia ter sido ainda maior a favor do Bayern, que contou com o retorno de Mane, fora de ação desde a véspera da Copa do Mundo. 

Para reverter o prejuízo, o Union precisava mais do que melhorar sua parte defensiva, com o lado ofensivo sendo bem anulado pelo Bayern, que soube controlar o resultado construído no primeiro tempo. Na próxima rodada, o Bayern visita o Stuttgart no sábado. No mesmo dia, o Union recebe o Colônia. 

Confira a classificação da Bundesliga

Union Berlin não suportou pressão bávara
Union Berlin não suportou pressão bávaraAFP