Bayern de Munique na Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025: Datas, jogos, elenco, estatísticas, onde assistir e muito mais
Tendo participado pela última vez da principal competição de clubes da FIFA há pouco mais de quatro anos, o Bayern se classificou para o torneio de 2025 em virtude do ranking da UEFA. Estatisticamente, é o time mais forte da Europa que não venceu a Liga dos Campeões da UEFA em nenhuma das quatro temporadas anteriores.
O recém-ampliado Mundial começa em meados de junho, menos de um mês após a conclusão da campanha da Bundesliga 2024/25. Os bávaros estão entre as 32 equipes que competem nos EUA. Graças a um lucrativo contrato de transmissão e a uma imensa receita de patrocínio, todos os clubes participantes receberão pelo menos US$ 50 milhões, independentemente de seu desempenho.
Confira abaixo todos os aspectos da participação do Bayern de Munique na Copa do Mundo desta temporada. De cronogramas a listas de convocados, de jogadores de destaque a desempenhos anteriores, de emissoras a probabilidades de apostas, não deixamos pedra sobre pedra em nossa análise.
____________________________________________
Patrocinado:
Copa do Mundo de Clubes da FIFA - Todos os jogos grátis, exclusivamente no DAZN.
Registre-se aqui para assistir.
____________________________________________
Calendário, jogos e adversários
Os comandados de Vincent Kompany jogarão as três partidas da fase de grupos perto da costa leste dos EUA, visitando Ohio, Carolina do Norte e Flórida durante as fases iniciais da competição. Menos de 24 horas após o confronto entre Al Ahly e Inter Miami na abertura do torneio, o Bayern de Munique inicia sua campanha contra o Auckland City, representante da OFC, no Estádio TQL.
Jogos da fase de grupos
Jogo 1: Bayern de Munique x Auckland City - domingo, 15 de junho, 13h (Estádio TQL, Cincinnati, OH)
Jogo 2: Bayern de Munique x Boca Juniors - sexta-feira, 20 de junho, 22h (Estádio Hard Rock, Miami, FL)
Jogo 3: Benfica x Bayern de Munique - terça-feira, 24 de junho, 16h (Estádio Bank of America, Charlotte, NC)
Observe que o Grupo C e o Grupo D foram combinados para se enfrentar nas oitavas de final. A partida 50 coloca os vencedores do Grupo C contra o segundo colocado do Grupo D, enquanto a partida 52 será disputada entre os vencedores do Grupo D e o segundo colocado do Grupo C.
Portanto, caso termine a fase de grupos em primeiro ou segundo lugar, o Bayern enfrentará Flamengo, Espérance de Tunis, Chelsea ou Los Angeles FC na próxima rodada.
Adversários do Bayern de Munique na fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes de 2025
Sorteado para o Grupo C ao lado de Auckland City, Boca Juniors e Benfica, espera-se que o Bayern de Munique avance confortavelmente para as rodadas eliminatórias. Apesar de ser o grande favorito para liderar o grupo, Vincent Kompany não permitirá que a complacência se instale em sua equipe. Todos os três adversários possuem uma qualidade considerável no setor ofensivo e estarão desesperados para virar um dos clubes mais bem-sucedidos do planeta.
Auckland City
O clube mais condecorado da Nova Zelândia, o Auckland City, conquistou dez títulos da liga nacional e foi coroado campeão da Liga dos Campeões da OFC em 12 ocasiões. Nenhuma equipe participou mais vezes da competição de clubes mais prestigiada da FIFA do que o Navy Blues, competindo em onze edições no total.
O melhor desempenho do Auckland City em um Mundial de Clubes foi em 2014, conquistando o terceiro lugar no Marrocos. Depois de derrotar o anfitrião Moghreb Tetuán na disputa de pênaltis na fase preliminar, o City superou o Sétif da Argélia antes de ser eliminado pelo atual campeão da Copa Libertadores, o San Lorenzo, na semifinal. No entanto, eles venceram a disputa do terceiro/quarto lugar sobre o Cruz Azul.
Boca Juniors
Assumindo uma das seis vagas de qualificação da CONMEBOL, o Boca Juniors representa a América do Sul em um Mundial organizado pela FIFA pela segunda vez em sua história. Os gigantes argentinos foram vice em 2007, perdendo para a equipe do Milan de Carlo Ancelotti em Yokohama.
Apesar do sucesso considerável ao longo dos anos, o time de Buenos Aires não ganhou nenhum título continental ou internacional desde que levantou o troféu da Recopa Sul-Americana em 2008. Portanto, o Boca precisa de outro triunfo importante....
Benfica
Embora nunca tenha participado de um Mundial da FIFA, o Benfica não é estranho ao torneio. Depois de ganhar duas Copas da Europa consecutivas no início da década de 1960, os pesos pesados portugueses se classificaram para outras oito finais continentais.
As águias estão tendo um bom desempenho sob o comando do ex-jogador do Wolves Bruno Lage, permanecendo a uma distância de apenas dois pontos do Sporting no topo da Liga Portuguesa, depois de se tornarem campeões da Taça da Liga pela oitava vez, um recorde, no início deste ano.
Cobertura de TV: Onde assistir ao Bayern de Munique na Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025
A DAZN adquiriu os direitos exclusivos de transmissão da Copa do Mundo de 2025 e, consequentemente, exibirá todos os 63 jogos programados. Portanto, você saberá exatamente onde ir para assistir Harry Kane e companhia.
Depois de tomar a decisão bem-vinda de permitir que os espectadores tenham acesso gratuito à cobertura ao vivo de todos os jogos, o serviço de streaming com sede em Londres permitirá que os titulares de contas registradas sintonizem em smart TVs, navegadores da Web, tablets, smartphones, consoles de jogos e outros dispositivos eletrônicos compatíveis.
A adesão à DAZN como usuário básico é gratuita, mas será necessário pagar uma taxa de assinatura para assistir ao conteúdo premium da plataforma. Observe que os comentários serão fornecidos em vários idiomas, e a DAZN tem permissão para sublicenciar direitos para outros canais de TV.
No Brasil, a Copa do Mundo terá transmissão de jogos de todos os clubes brasileiros pelo canal do youtube da CazéTV e do Grupo Globo.
A CazéTV vai transmitir um mínimo de 39 jogos, incluindo todas as partidas de clubes brasileiros, além dos duelos de mata-mata e a grande decisão.
A cobertura nas plataformas da Globo incluirá todos os jogos das equipes brasileiras, a abertura e a final — independentemente da presença de um time do país — , além de 50% dos confrontos restantes da competição.
A possível equipe do Bayern de Munique na Copa do Mundo de Clubes de 2025
Embora a FIFA tenha a esperança de que todos os participantes da Copa do Mundol de Clubes apresentem seus times titulares mais fortes, é provável que alguns técnicos tomem uma atitude alternativa. Como a natureza agitada do calendário global do futebol continua a se intensificar, as preocupações com o bem-estar dos jogadores têm sido citadas com frequência nos últimos meses. Após mais uma campanha exaustiva, poucos se surpreenderão se alguns jogadores receberem permissão para ficar de fora de uma competição potencialmente desgastante.
Com o Bayern de Munique ainda competindo em frentes domésticas e continentais à medida que nos aproximamos do final da temporada, Vincent Kompany pode querer dar a alguns de seus astros um merecido descanso. No entanto, o belga sem dúvida estará ansioso para aumentar o seu número de medalhas pessoais e, portanto, é improvável que ele desmonte o núcleo da sua equipe.
Atualmente, os bávaros têm uma extensa lista de contundidos, mas estão confiantes de que a maior parte dela será resolvida antes das últimas semanas da temporada. O veterano goleiro Manuel Neuer já está quase totalmente recuperado de sua lesão na panturrilha, enquanto o promissor zagueiro central Tarek Buchmann deve retornar no início de abril. Jonas Urbig (pé), Min-Jae Kim (tendão de Aquiles) e Kingsley Coman (tornozelo) devem estar em forma em meados de abril, mas ainda há dúvidas se Aleksandar Pavlović (mononucleose) estará pronto para entrar em ação no verão.
Vários jogadores foram emprestados durante a janela de transferências de janeiro, mas podem ser convocados a tempo para a competição. O adolescente Arijon Ibrahimović, altamente cotado, está curtindo a vida na capital italiana com a Lazio, enquanto o jogador da seleção francesa sub-21 Mathys Tel tem contrato com o Spurs até o final da campanha de 2024/25. Os jovens Nestory Irankunda e Adam Aznou estão atualmente passando por períodos temporários no Grasshoppers, da Suíça, e no Real Valladolid, da Espanha, respectivamente.
Equipe completa esperada:
Goleiros: Manuel Neuer (capitão), Daniel Peretz, Sven Ulreich, Jonas Urbig
Defensores: Dayot Upamecano, Kim Min-jae, Eric Dier, Hiroki Ito, Raphaël Guerreiro, Sacha Boey, Adam Aznou, Tarek Buchmann, Josip Stanišić
Meio-campistas: Joshua Kimmich, Leon Goretzka, Leroy Sané, João Palhinha, Michael Olise, Alphonso Davies, Konrad Laimer, Adin Ličina, Javier Fernández, Jamal Musiala, Arijon Ibrahimović, Jonathan Asp Jensen, Aleksandar Pavlović
Atacantes: Serge Gnabry, Harry Kane, Kingsley Coman, Gabriel Vidović, Thomas Müller, Mathys Tel, Nestory Irankunda
Jogadores a serem observados
Vincent Kompany tem à sua disposição uma série de riquezas, com uma seleção das estrelas mais brilhantes da Europa atualmente atuando na Baviera. Concluímos a tarefa nada invejável de identificar os três principais jogadores do Bayern de Munique, destacando como eles contribuem para o sucesso da equipe.
Capaz de atuar como meio-campista, armador ou lateral, Joshua Kimmich oferece a Vincent Kompany uma grande versatilidade de posicionamento. Um dos primeiros nomes na lista de convocados todas as semanas, o experiente jogador alemão pode fazer sua 450ª partida pelo Bayern de Munique antes da Copa do Mundo.
Desde que chegou do Crystal Palace no verão passado, Michael Olise encantou os torcedores do Bayern de Munique com seu jogo de pés deslumbrante, sua criatividade e seu instinto matador no terço final. O jogador francês nascido na Inglaterra marcou oito gols e deu oito assistências na Bundesliga nesta temporada, ajudando a levar o Bayern de Munique ao topo da tabela.
Uma ameaça constante ao ataque, o habilidoso meio-campista também balançou as redes cinco vezes na Liga dos Campeões da UEFA, marcando dois gols em vitórias enfáticas contra o Dinamo Zagreb e o Shakhtar Donetsk.
Indiscutivelmente o artilheiro mais mortal da Europa, Harry Kane é capaz de produzir a finalização necessária em qualquer situação. Embora nunca tenha participado de um Mundial de Clubes, o inglês de 31 anos marcou gols em todas as três principais competições europeias de clubes.
Ao final de uma memorável temporada de estreia na Baviera, Kane estava no topo da tabela de artilharia da Bundesliga e da Champions, depois de marcar incríveis 44 gols em 45 partidas competitivas.
Probabilidades de vitória: Quais são as chances de vitória do Bayern de Munique este ano?
Depois de passar por uma campanha decepcionante em 2023/24, Vincent Kompany conseguiu revigorar o Bayern de Munique nesta temporada. Depois de perder o 12º título consecutivo da Bundesliga na última temporada, parece que os bávaros restabeleceram sua hegemonia no cenário nacional. Nenhum time da primeira divisão alemã marcou mais ou sofreu menos gols do que o Bayern nesta temporada, o que enfatiza a escala do seu domínio.
Depois de sofrer uma eliminação decepcionante na DFB-Pokal nas mãos do conhecido Bayer Leverkusen, os comandados de Kompany derrotaram ironicamente os atuais campeões da Bundesliga para avançar às quartas de final da Liga dos Campeões da UEFA.
Portanto, com base na forma atual, parece que o Bayern tem uma chance razoável de sucesso. As casas de apostas parecem concordar, colocando o time como terceiro favorito antes do torneio.
Bayern de Munique vencerá a Copa do Mundo de Clubes: 7/1
Então, quem mais deve competir pela medalha de prata em solo americano?
Pep Guardiola pode ter passado por sua temporada mais difícil como técnico do City, mas sua equipe ainda é a favorita para manter o título da Copa do Mundo de Clubes. Embora tenha sido eliminado sem cerimônia da Liga dos Campeões da UEFA pelo Real Madrid, os apostadores acreditam que os Citizens têm o suficiente para vencer a competição nos EUA.
Para vencer: 7/2
Real Madrid
Atualmente em busca do 15º título da Liga dos Campeões da UEFA, o Real Madrid é um clube que exige sucesso a todo momento. Única equipe a conquistar cinco títulos do Mundial da FIFA, poucos se surpreenderiam se o Los Blancos voltasse à capital espanhola com mais títulos em julho.
Para ganhar: 4/1
Chelsea
Tendo entrado na campanha de 2024/25 com expectativas limitadas após uma série de decepções na última temporada, os torcedores do Chelsea ficarão encantados com o progresso feito sob o comando do técnico italiano Enzo Maresca. Além de estar bem posicionado para garantir uma vaga na Europa, o time de West London passou pelas rodadas iniciais da Liga Conferência da UEFA.
Para vencer: 9/1
Como o Bayern de Munique se classificou para o torneio de 2025?
Antes do sorteio da Copa do Mundo de Clubes em Miami, em dezembro passado, cada confederação recebeu um número específico de vagas para o torneio. A UEFA será a confederação mais bem representada, com 12 equipes europeias envolvidas neste verão.
As regras da FIFA determinam que qualquer equipe que tenha vencido um campeonato continental de primeira linha em uma ou mais das últimas quatro temporadas se qualifica automaticamente para a Copa do Mundo de 2025. Como o Real Madrid conquistou seu 14º e 15º títulos da Liga dos Campeões da UEFA dentro desse período, apenas duas outras equipes da Europa - o Chelsea, vencedor em 2020/21, e o Manchester City, vencedor em 2022/23 - poderiam se classificar por esse caminho. O Bayern de Munique conquistou seu último título da Liga dos Campeões da UEFA em 2020 e, portanto, perdeu por pouco a classificação direta.
Os nove participantes europeus restantes foram determinados pelo modelo de coeficiente da UEFA. Os pontos foram alocados com base nos resultados de cada clube na Liga dos Campeões da UEFA, com os desempenhos nas últimas três temporadas e na fase de grupos da campanha de 2024/25 levados em consideração.
O Bayern de Munique recebeu mais pontos de coeficiente do que todas as equipes, exceto o Manchester City e o Real Madrid, e, portanto, se classificou pelo caminho do "ranking". Os bávaros foram eliminados nas quartas de final nas campanhas de 2021/22 e 2022/23, tendo vencido todos os seis jogos da fase de grupos em ambas as ocasiões. Na temporada passada, o Bayern foi eliminado nas semifinais pelo Real Madrid, que acabou vencendo, mas cinco vitórias em oito jogos garantiram a classificação para as oitavas de final.
Uniforme do Bayern de Munique para a Copa do Mundo de Clubes de 2025
Com a expectativa de que milhões de torcedores assistam ao desenrolar dos eventos nos EUA, o lançamento de um kit dedicado ao Mundial de Clubes representa uma grande oportunidade comercial para as equipes participantes. No momento, não está claro se os jogadores do Bayern de Munique usarão uma camisa personalizada para o torneio, mas o projeto pode já estar em andamento.
O Bayern de Munique já ganhou o Mundial de Clubes antes?
Os bávaros se divertiram em cada uma de suas duas participações no Mundial da FIFA, saindo triunfantes em ambas as ocasiões. Graças à estrutura altamente distribuída das edições anteriores, os alemães entraram nas competições de 2013 e 2020 na fase semifinal.
A primeira participação do Bayern de Munique no torneio da FIFA foi em 2013, classificando-se graças à dramática vitória na final da Liga dos Campeões da UEFA sobre o Borussia Dortmund, rival da Bundesliga, sete meses antes. A equipe de Pep Guardiola venceu o recém-chegado Guangzhou Evergrande, da China, para marcar o confronto com o Raja Casablanca. Graças aos gols marcados no primeiro tempo pelo zagueiro brasileiro Dante e pelo meio-campista recém-aposentado Thiago Alcântara, o Bayern derrotou confortavelmente os anfitriões marroquinos em um Stade de Marrakech lotado.
Depois de vencer o Paris Saint-Germain na final anterior da Liga dos Campeões da UEFA, o Bayern de Munique chegou ao Catar para participar do Mundial de Clubes de 2020, que estava atrasada. Os dois gols de Robert Lewandowski foram suficientes para vencer o Al Ahly, já que os egípcios foram eliminados na fase semifinal pela terceira vez em 14 anos. Os bávaros derrotaram por pouco o Tigres UANL, atual detentor do título da Liga dos Campeões da CONCACAF, na final, com o gol de Benjamin Pavard no segundo tempo separando as duas equipes.
Como resultado, o Bayern venceu todos os seus quatro jogos anteriores do Mundial de Clubes sem sofrer um único gol. Embora seja improvável que esse notável recorde defensivo permaneça intacto em meados de julho, um terceiro título "consecutivo" está, sem dúvida, ao alcance. Será que o clube mais bem-sucedido da Alemanha conseguirá acrescentar mais uma peça de prata à sua já movimentada sala de troféus? Não teremos de esperar muito para descobrir.