Está em disputa uma vaga para sete países da América do Sul no Pré-Olímpico de Rugby Sevens. Disputado em pontos corridos com todos se enfrentando, o Brasil disputou três partidas no sábado. As Yaras derrotaram o Peru no primeiro jogo, por 27 a 0, com tries de Thalia, Tchoba, Rafa, Bianca e Aline, em jogo de 5 tries para as brasileiras começarem sólidas o torneio.
Em seguida, o jogo mais aguardado, contra a Argentina, a principal rival pela vaga direta em Paris. As brasileiras não oscilaram e conseguiram triunfo por 17 a 5 contra as argentinas, mostrando frieza e capacidade de finalização. Por fim, para encerrar o dia, o Brasil superou o Paraguai por 27 a 0.

A definição do campeonato ocorrerá neste domingo (18). A principal candidata a interromper a hegemonia brasileira é a Colômbia, com quem o Brasil ainda joga. As brasileiras venceram as 20 edições disputadas do torneio e estiveram nas duas edições em que o rubgy esteve na Olimpíada: Rio 2016 e Tóquio 2020.
Masculino sonha com vaga
No Sul-Americano masculino, o Brasil ocupa a terceira colocação depois de perder para o Chile em seu segundo jogo. Antes, venceu a Colômbia e, depois, bateu o Paraguai. Disputado por seis seleções, o torneio masculino distribui duas vagas para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Os brasileiros ficaram de fora dos Jogos de Tóquio.