O livro ganhou o nome de "Projeto Propósito: Nunca é tarde para escrever sua história", detalhando a jornada do projeto criado por ele. Hugo submeteu todas as informações aos responsáveis pelo Guiness Book e aguarda um retorno para entrar no livro dos recordes.
A ideia inicial era igualar o feito dos dois "concorrentes" estrangeiros e completar 365 maratonas no período de um ano.
No entanto, Hugo conseguiu ir além, concluindo o desafio em 28 de agosto de 2023, percorrendo um total de 15.569 km, o equivalente a viagem de ida e volta entre as cidade do Rio de Janeiro e Lisboa.
“Durante o isolamento social, passei a refletir sobre minha carreira e se iria seguir pelo caminho que estava ou tentar algo diferente. Apesar de ter atingido a realização profissional, com muitas conquistas, crescimento e estabilidade financeira, decidi que era o momento de sair da zona de conforto e me desafiar”, conta.
Ajuda fundamental
O Projeto Propósito incluiu uma equipe multidisciplinar contando com assessoria esportiva, cardiologista, dermatologista, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, preparadora física e ortopedista. A iniciativa contou ainda com o apoio do Instituto do Coração (InCor), que acompanhou todo o processo.
Hugo, que pratica esportes desde os oito anos de idade, busca inspirar pessoas e mostrar que pessoas comuns são capazes de realizar coisas incríveis.
“Decidi fazer o desafio em Americana, onde moro e realizar o mesmo percurso todos os dias. Isso permitiu facilidade na logística, seguindo ao lado da família, conciliando o projeto com as atividades diárias. O apoio da família e das pessoas que convivi durante esse período foi a maior motivação para o Projeto Propósito”, revela.
A disciplina foi fundamental para Hugo deixar de lado mais de 20 anos de trabalho no segmento privado e atingir o feito. "Nada é impossível. Acho que este projeto tem o potencial de inspirar muitas pessoas.

O esporte tem o poder de transformar vidas porque é uma das principais ferramentas para melhorar a saúde, superar limites, motivar-se e tornar-se a melhor versão de si mesmo”, afirma. Hugo correu a sua primeira maratona em 2019 e, em 2020, passou a praticar o triathlon.