Mais

Caio Bonfim conquista ouro histórico nos 20 km da marcha atlética no Mundial do Japão

Caio Bonfim conquista o ouro no Japão
Caio Bonfim conquista o ouro no JapãoPHILIP FONG / AFP

Na noite desta sexta-feira (19), o Brasil voltou a sorrir no Mundial de Atletismo no Japão. Caio Bonfim brilhou mais uma vez nos 20 km da marcha atlética e garantiu um ouro inédito para o país na modalidade. O brasileiro tornou-se o maior medalhista do país em Mundiais, com quatro pódios, sendo que essa foi a primeira dourada de sua carreira.

Depois de conquistar a prata em sua prova anterior na disputa em solo japonês, nos 35 km, o brasiliense de Sobradinho mostrou consistência e frieza para superar a desgastante prova e tomar a liderança faltando 1km para o fim. 

Caio encerrou a prova com o tempo de 1:18:35. A prata ficou com o chinês Wang Zhaozhao, com 1h18min43s, e o bronze com o espanhol Paul McGrath, com 1h18min45s.

Os outros dois brasileiros na disputa foram Matheus Correa, o 17º colocado (1h21min04s), e Max Batista dos Santos, em 42º lugar (1h27min34s). 

A performance sólida coroou um ciclo de amadurecimento de Caio Bonfim, que já se consolidava como referência mundial da marcha atlética e agora amplia ainda mais o peso de sua história no esporte brasileiro.

Caio é apenas o terceiro campeão mundial da história do atletismo brasileiro. Os outros dois são Fabiana Murer, campeã no salto com vara em 2011, e Alison dos Santos, ouro nos 400m com barreiras em 2022. 

Além das duas medalhas no Mundial deste ano, Caio havia faturado o bronze nos 20km em 2017 e 2023. Nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, o brasileiro conquistou a prata. 


Mencionados