Mais

Camp Nou, palco da Copa do Mundo e mais: 5 estádios que serão inaugurados em 2025

Alguns dos estádios que serão inaugurados em 2025
Alguns dos estádios que serão inaugurados em 2025@EvertonStadium / @Junta de Andalucía / @FCBarcelona / @yallavamos2030
Com o ano de 2025 se aproximando, é iminente a inauguração de vários estádios de futebol, que para muitos torcedores são muito mais do que um lugar para assistir aos jogos do time do coração. Para eles, é um templo onde podem esquecer todos os seus problemas por algumas horas. O que esperar do novo ano de alguns clubes que estão na iminência de ver seus novos estádios prontos para serem estreados?

Estádio do Everton

Capacidade: 52.888. Clube: Everton

Enquanto o Liverpool, o clube mais famoso da cidade, optou por reformar o lendário estádio de Anfield Road, a diretoria do Everton optou por construir uma nova arena.

Pela primeira vez em sua história, que remonta a 1892, os Toffees jogarão em casa em um local diferente do Goodison Park. Não é de se admirar, portanto, que esse estádio tenha sediado mais jogos da Premier League do que qualquer outro estádio na Inglaterra até hoje.

Agora, os torcedores do Everton se acostumarão com um endereço diferente: a nova arena está localizada no antigo porto comercial chamado Bramley-Moore Dock, a cerca de 3 km do Goodison Park. Quanto à capacidade, a confirmação oficial ainda está sendo aguardada, mas deve ser de mais de 52.000 espectadores, o que tornaria a nova arena a oitava maior da Inglaterra. No entanto, deve-se acrescentar que um possível aumento da capacidade para 62.000 espectadores ainda está sendo considerado.

As obras de acabamento do estádio estão em andamento e espera-se que os jogadores do Everton joguem suas primeiras partidas por lá em agosto, antes da nova temporada. Além dos jogos do clube, espera-se que o estádio receba jogos da Eurocopa de 2028.

Camp Nou

Capacidade: 62.000 (105.000 após a conclusão). Clube: Barcelona

O icônico Camp Nou, casa do Barcelona, está atualmente passando por uma grande transformação. O time, agora comandado pelo técnico alemão Hansi Flick, tem jogado, desde o final da temporada 2022/23, no Estadi Olímpic Lluís Companys, que sediou as Olimpíadas de 1992 e, até recentemente, também recebia o rival Espanyol.

Embora o retorno dos blaugranas ao seu território tenha sido planejado para o final deste ano, já é certo que a data original não será cumprida. O clube, no entanto, espera poder jogar as primeiras partidas entre março e junho de 2025. 

Mas para que isso seja possível, Lamine Yamal e cia. voltarão ao estádio durante as obras, com capacidade para 62.000 espectadores. Os dois primeiros andares estarão disponíveis, enquanto as obras no terceiro continuarão. Em sua conclusão, prevista para 2026, o Camp Nou terá capacidade para 105.000 espectadores.

Ankara Stadyumu

Capacidade: 50.000. Clube: Ankaragücü

Uma nova instalação está lentamente tomando forma em Ancara, na Turquia, onde um estádio com capacidade para 50.000 espectadores está em construção e será usado principalmente pelo clube local Ankaragücü e pela equipe nacional.

A nova arena terá arquibancadas em dois níveis e o auditório será coberto por uma cúpula redonda exclusiva, cuja estrutura será amplamente envidraçada e permitirá a entrada de muita luz solar.

A cúpula diferenciada será sustentada por quatro enormes treliças arqueadas, duas das quais terão 285 metros de comprimento e estarão entre as maiores já usadas em estádios em todo o mundo.

La Cartuja

Capacidade: 71.374 pessoas. Cidade: Sevilha

Uma situação muito interessante surgiu em Sevilha, cidade onde estão sediados dois grandes clubes: Betis e Sevilla. O estádio, inaugurado em maio de 1999 para sediar o Campeonato Mundial de Atletismo, se tornará uma instalação temporária para os dois clubes, que estão aguardando a reforma de suas arenas atuais. O Betis encontrará uma nova casa no local entre 2025 e 2026, enquanto o Sevilla se mudará para lá entre 2026 e 2028.

Como o estádio era principalmente um local para competições de atletismo, várias mudanças terão de ser feitas. Na primeira fase da reforma, a pista oval de atletismo será removida e o gramado ficará mais próximo dos espectadores, rebaixando-o em mais de cinco metros. Ao mesmo tempo, a capacidade do estádio será aumentada dos atuais 57.000 para 71.000, com 75.000 assentos para shows. Somente essa melhoria custará pelo menos US$ 15 milhões.

O estádio de Sevilha já está sendo reformado.
O estádio de Sevilha já está sendo reformado.María José López / ContactoPhoto / Profimedia

A segunda parte da reforma, que custará cerca de 100 milhões de euros, incluirá uma atualização completa das instalações, melhor acesso e fachada. A arena se tornará a terceira maior da Espanha (depois do Camp Nou e do Santiago Bernabéu) após a expansão da capacidade e também será um dos locais da Copa do Mundo de 2030, que será sediada não apenas pela Espanha, mas também por Portugal e Marrocos.

Esta é a aparência que o Cartuja deverá ter quando o trabalho de renovação estiver concluído.
Esta é a aparência que o Cartuja deverá ter quando o trabalho de renovação estiver concluído.Credit: Juanma Moreno

Estádio Moulay Abdellah

Capacidade: 68 700. Clube: FAR Rabat

Para a Copa do Mundo de 2030, mas também para a Copa das Nações Africanas em 2025, o Marrocos não está muito atrás e tem vários estádios em construção. Em Rabat, a capital do país, um novo estádio está sendo construído para substituir o Stade Moulay Abdellah.

Com a demolição do antigo estádio em 2023, foi iniciada a construção da nova arena, que terá capacidade para quase 70.000 espectadores e deverá ser concluída em 2025 e sediar a já mencionada Copa das Nações Africanas. É interessante notar que um estádio de atletismo com capacidade para cerca de 25.000 pessoas também deve ser construído ao lado do estádio de futebol, que sediará, por exemplo, a Diamond League.

Além da equipe nacional, o novo estádio também será usado pelo FAR Rabat, um dos clubes de futebol mais bem-sucedidos do Marrocos.

Uma arena para quase 70.000 pessoas está sendo construída em Rabat.
Uma arena para quase 70.000 pessoas está sendo construída em Rabat.@yallavamos2030