O presidente do COI, Thomas Bach, disse que o órgão olímpico apoiaria "todos os atletas ucranianos" que quisessem participar de eventos de classificação olímpica em seus respectivos esportes.
"Queremos tornar possível que todos os atletas ucranianos se qualifiquem agora e participem dos Jogos Olímpicos", disse Bach no início de uma sessão do COI.
"Apoiaremos todos os atletas ucranianos em sua preparação em qualquer competição da qual queiram participar", disse ele.
Em março, a Ucrânia proibiu suas equipes esportivas nacionais de competir em eventos olímpicos, não olímpicos e paralímpicos que incluíssem competidores da Rússia e de Belarus.
Em alguns esportes individuais, esses atletas russos e bielorrussos continuam proibidos, mas em outros, como o tênis, os atletas ucranianos enfrentam regularmente competidores russos ou bielorrussos jogando como atletas neutros.
A proibição da Ucrânia ocorreu depois que o COI irritou Kiev ao abrir caminho para que os atletas russos e bielorrussos competissem como neutros, apesar da invasão da Ucrânia pela Rússia.
A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro do ano passado, inicialmente usando sua aliada Belarus como ponto de parada para as tropas que se dirigiam a Kiev no que Moscou chamou de "operação militar especial".
A Ucrânia já havia alertado suas federações esportivas de que perderiam o status de órgãos dirigentes se seus atletas competissem no cenário internacional com russos e bielorrussos.
Os atletas da Rússia e da Bielorrússia foram banidos da maioria das competições internacionais no ano passado, após a invasão russa.
Mas o COI recomendou no início deste ano que eles voltassem ao esporte mundial como neutros, sem bandeira ou hino.
Ainda não foi tomada nenhuma decisão sobre a participação de atletas russos e bielorrussos nas Olimpíadas de Paris no próximo ano.
"Toda a comunidade olímpica e o mundo inteiro anseiam por atletas ucranianos brilhando intensamente em competições internacionais", disse Bach.
"Queremos que eles tenham a oportunidade de se qualificar para Paris 2024. Isso significa participar agora."