Apesar da goleada, engana-se quem pensa que o Real Madrid teve vida fácil. Depois de Vinícius Júnior e Federico Valverde colocarem os espanhóis na frente, o Al-Ahly descontou de pênalti e pressionou em busca do empate. Os egípcios estavam vivos até os acréscimos do segundo tempo, quando Rodrygo e Sergio Arribas confirmaram a vitória merengue.
Confira a tabela do Mundial de Clubes
O Real vai em busca de seu oitavo título mundial — o quinto com organização da FIFA. A equipe venceu as últimas cinco decisões intercontinentais que disputou, incluindo a Copa Toyota de 2002, contra o Olimpia.
O Al-Ahly caiu nas semifinais do Mundial de Clubes pelo terceiro ano consecutivo. O clube egípcio conquistou o terceiro lugar nas duas edições anteriores, contra Palmeiras e Al-Hilal.

Vini Jr. abre caminho
Em ritmo lento, o Real Madrid teve dificuldades para abrir o placar no primeiro tempo. O jogo ganhou emoção a partir dos 25 minutos, quando as duas equipes passaram a criar chances. Vinícius Júnior e Rodrygo desperdiçaram boas oportunidades. Antes muito recuado, o Al-Ahly encontrou espaços para contra-atacar e assustou o Real.
Uma falha feia de Mahmoud Metwaly quebrou a estratégia dos egípcios aos 42 minutos. O lateral errou domínio perto da área e deixou a bola como Vini Jr., que tocou com muita categoria na saída de El-Shenawy para abrir o placar.

Al-Ahly pressiona
O Real Madrid ampliou a vantagem logo no primeiro minuto da etapa final. El-Shenawy defendeu chute de Rodrygo cara a cara, mas Valverde pegou o rebote e não perdoou. O gol parecia acabar com a esperança do Al-Ahly, mas o time egípcio não desistiu. E recebeu sua recompensa aos 20, quando Camavinga fez pênalti em El-Shahat e Ali Maaloul converteu.
Antes, o árbitro Andrés Matonte deixou de marcar pênalti claro em Vini Jr. Os africanos perderam o medo e foram com tudo para cima do Real Madrid. Afsha perdeu a grande chance do empate ao receber livre na área e chutar por cima, aos 24. Dez minutos depois, Andriy Lunin precisou fazer ótima defesa para evitar gol de Taher Mohamed.
Modric perde pênalti, mas Rodrygo traz alívio

Vinícius Júnior sofreu outro pênalti aos 39, desta vez marcado pelo árbitro, após consulta ao VAR. Na cobrança, porém, El-Shenawy defendeu o chute de Luka Modric.
Já nos acréscimos, Rodrygo tabelou de calcanhar com Dani Ceballos na área e tocou na saída do goleiro para fazer o gol do alívio. Ainda havia tempo para mais um, de Arribas, que tinha acabado de entrar. O jovem de 21 anos marcou pela primeira vez como profissional do Real Madrid.