Mais

Com gols de Vini Jr. e Rodrygo, Real goleia Al-Ahly e vai à final do Mundial

Vini Jr. abriu o placar para o Real Madrid
Vini Jr. abriu o placar para o Real MadridAFP

O Real Madrid confirmou o favoritismo e venceu o Al-Ahly por 4 a 1 nesta quarta-feira (8), em Rabat, pela semifinal do Mundial de Clubes. O adversário dos espanhóis na final do próximo sábado (11) será o Al-Hilal, que eliminou o Flamengo nesta terça-feira (7). O time brasileiro disputará o terceiro lugar contra o Al-Ahly no mesmo dia da decisão, às 12h30.

Apesar da goleada, engana-se quem pensa que o Real Madrid teve vida fácil. Depois de Vinícius Júnior e Federico Valverde colocarem os espanhóis na frente, o Al-Ahly descontou de pênalti e pressionou em busca do empate. Os egípcios estavam vivos até os acréscimos do segundo tempo, quando Rodrygo e Sergio Arribas confirmaram a vitória merengue.

Confira a tabela do Mundial de Clubes

O Real vai em busca de seu oitavo título mundial — o quinto com organização da FIFA. A equipe venceu as últimas cinco decisões intercontinentais que disputou, incluindo a Copa Toyota de 2002, contra o Olimpia.

O Al-Ahly caiu nas semifinais do Mundial de Clubes pelo terceiro ano consecutivo. O clube egípcio conquistou o terceiro lugar nas duas edições anteriores, contra Palmeiras e Al-Hilal.

As principais estatísticas da semi entre Al-Ahly e Real Madrid
As principais estatísticas da semi entre Al-Ahly e Real MadridFlashscore

Vini Jr. abre caminho

Em ritmo lento, o Real Madrid teve dificuldades para abrir o placar no primeiro tempo. O jogo ganhou emoção a partir dos 25 minutos, quando as duas equipes passaram a criar chances. Vinícius Júnior e Rodrygo desperdiçaram boas oportunidades. Antes muito recuado, o Al-Ahly encontrou espaços para contra-atacar e assustou o Real.

Uma falha feia de Mahmoud Metwaly quebrou a estratégia dos egípcios aos 42 minutos. O lateral errou domínio perto da área e deixou a bola como Vini Jr., que tocou com muita categoria na saída de El-Shenawy para abrir o placar.

Rodrygo abraça Vini Jr. após camisa 20 abrir o placar
Rodrygo abraça Vini Jr. após camisa 20 abrir o placarAFP

Al-Ahly pressiona

O Real Madrid ampliou a vantagem logo no primeiro minuto da etapa final. El-Shenawy defendeu chute de Rodrygo cara a cara, mas Valverde pegou o rebote e não perdoou. O gol parecia acabar com a esperança do Al-Ahly, mas o time egípcio não desistiu. E recebeu sua recompensa aos 20, quando Camavinga fez pênalti em El-Shahat e Ali Maaloul converteu.

Antes, o árbitro Andrés Matonte deixou de marcar pênalti claro em Vini Jr. Os africanos perderam o medo e foram com tudo para cima do Real Madrid. Afsha perdeu a grande chance do empate ao receber livre na área e chutar por cima, aos 24. Dez minutos depois, Andriy Lunin precisou fazer ótima defesa para evitar gol de Taher Mohamed.

Modric perde pênalti, mas Rodrygo traz alívio

Rodrygo marcou o terceiro do Real nos acréscimos
Rodrygo marcou o terceiro do Real nos acréscimosDivulgação/Real Madrid

Vinícius Júnior sofreu outro pênalti aos 39, desta vez marcado pelo árbitro, após consulta ao VAR. Na cobrança, porém, El-Shenawy defendeu o chute de Luka Modric.

Já nos acréscimos, Rodrygo tabelou de calcanhar com Dani Ceballos na área e tocou na saída do goleiro para fazer o gol do alívio. Ainda havia tempo para mais um, de Arribas, que tinha acabado de entrar. O jovem de 21 anos marcou pela primeira vez como profissional do Real Madrid.