As medalhas, apresentadas pela ex-estrela da natação italiana Federica Pellegrini, campeã olímpica nos 200 metros livre nos Jogos de Pequim-2008, têm um diâmetro de 80 milímetros e 10 milímetros de espessura, com pesos de 420 gramas (bronze) e 500 gramas (ouro e prata).
De acordo com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos (6 a 22 de fevereiro) e dos Jogos Paralímpicos (6 a 15 de março de 2026) de Inverno, 1.146 medalhas serão distribuídas nos dois eventos, incluindo 245 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos.
Os metais foram projetados pelo Istituto Poligrafico e Zecca dello Stato (IPZS), a casa da moeda nacional italiana. De acordo com os organizadores, o design das medalhas marca um "retorno à essência e à pureza".
"Nossa medalha é dividida em duas partes, duas metades, uma representando o atleta de um lado e a outra todo o trabalho da equipe que o trouxe até aqui, claro, sua família, mas também seus treinadores", explicou Raffaella Paniè, diretora de marca e identidade visual do Comitê Organizador.