Mais

Como Fabrizio Romano se tornou o maior jornalista do mercado da bola

Fabrizio Romano é um nome conhecido no mundo do futebol
Fabrizio Romano é um nome conhecido no mundo do futebol@FabrizioRomano

Nenhuma fonte é mais confiável do que esta em transferências de jogadores. Não, não se trata de uma agência de notícias. Tampouco é uma renomada emissora de televisão. É a do Twitter do italiano Fabrizio Romano, de 30 anos.

O que ele anuncia ali sempre acontece. Ninguém informa os torcedores mais rapidamente sobre os últimos acontecimentos no mercado de transferências.

"Here we go!" ("aqui vamos nós", em português). Se você ler essas três palavras em uma publicação de Fabrizio Romano, pode estar certo: uma grande transferência é iminente.

Romano geralmente publica suas informações várias horas, ou dias, antes dos clubes envolvidos anunciarem. Às vezes, ele sabe das coisas até mesmo antes dos próprios jogadores envolvidos. Lembre-se da farsa que envolveu a demissão de Julian Nagelmann no Bayern.

Se houver especulação sobre o próximo negócio, ele saberá muito antes de acontecer. Suas fontes - agentes de jogadores, representantes de clubes e, às vezes, os próprios jogadores - fornecem-lhe prontamente as informações. E são confiáveis.

Ele mesmo construiu todos os seus contatos em 14 anos de trabalho árduo.

Falando de futebol desde os 16 anos

A frase "here we go!" se tornou a marca registrada de alguém que era viciado em futebol quando jovem. Romano começou a escrever sobre sua grande paixão aos 16 anos.

Sua história realmente decolou três anos depois. Ele entrou em contato com o assessor do então jovem Mauro Icardi. Naquela época, o argentino ainda fazia parte da fábrica de talentos do Barcelona. Ele recebeu uma informação exclusiva e, em troca, escreveu uma análise sobre Icardi em seu blog.

O ex-capitão da Inter, Mauro Icardi, desempenha um papel importante na ascensão de Romano
O ex-capitão da Inter, Mauro Icardi, desempenha um papel importante na ascensão de RomanoProfimedia

Ainda um adolescente que estava se familiarizando com as mídias sociais, ele finalmente enviou um tweet para o mundo inteiro: Mauro Icardi iria se transferir para a Sampdoria, dizia o tweet. Seis meses depois, a transferência realmente aconteceu.

Fontes confidenciais

O primeiro bom contato foi feito. Quando Icardi se transferiu para a Inter de Milão, dois anos depois, Romano recebeu novamente informações exclusivas de seu assessor. Ele foi o primeiro a contar ao mundo sobre a transferência iminente.

"Simplesmente lembrei ao agente que eu o havia ajudado há algum tempo e que agora era a vez de ele me ajudar", contou o jornalista italiano ao New York Times no ano passado.

A conta do Twitter do jovem napolitano gradualmente se encheu de todos os tipos de informações - e muitas vezes eram exclusivas. Isso se deveu em parte ao fato de que ele agora trabalhava como assistente do respeitado Gianluca di Marzio, repórter italiano da Sky Sports.

"Ele é um jornalista extraordinário, com quem aprendi tudo", admite Fabrizio Romano em uma entrevista exclusiva ao Flashscore, que será publicada na segunda-feira (26). Depois de seu tempo ao lado de Di Marzio, ele mesmo começou a construir uma rede de contatos.

Se você perguntar a ele quem exatamente lhe fornece informações, não obterá uma resposta satisfatória: "Relações positivas com agentes, diretores esportivos de clubes e outras fontes são imensamente importantes, e não posso citar todos eles. Tudo se baseia na confiança mútua", disse.

Além dos inúmeros relacionamentos com quem é quem no futebol internacional, ele diz que sua família - especialmente sua mãe Susanna - tem sido imensamente importante na construção de sua carreira: "Ela sempre me deu a liberdade de seguir meus sonhos, mesmo que isso muitas vezes significasse correr riscos malucos".

Sobrecarregado

Embora pareça que Romano domine o Twitter e que seu nome seja a autoridade absoluta quando se trata de transferências, às vezes ele ainda se impressiona com as notícias quentes que tem na mão.

"Quando anunciei, há dois anos, que Zidane estava deixando o Real Madrid, foi uma notícia absolutamente exclusiva, e eu realmente parei tudo e comecei a ligar para meus amigos. Uau, sou o primeiro no mundo a reportar sobre o Real e uma lenda como Zidane", disse Romano sobre um tweet que recebeu 150 mil curtidas, 25 mil retweets e 14 mil comentários.

Outros momentos também ficaram em sua mente: "Recebi a informação de que Lorenzo Insigne estava indo para Toronto. Sabe, eu sou de Nápoles e Insigne é uma lenda nessa cidade. Ele também era um ídolo para mim. E, de repente, anunciei sua transferência com um vídeo que o Toronto compartilhou em sua conta", disse o jornalista ao Flashscore em uma entrevista exclusiva, visivelmente empolgado.

Quando Romano deu a notícia sobre Zinedine Zidane, seus dedos estavam tremendo
Quando Romano deu a notícia sobre Zinedine Zidane, seus dedos estavam tremendoProfimedia

Vários milhões de seguidores

Fabrizio Romano conseguiu construir sua própria marca na mídia. Ele produz seu próprio conteúdo em todas as plataformas de rede social. Não apenas no Twitter, onde quase 16 milhões de pessoas o seguem, mas também em seu canal no YouTube, onde seu podcast é assistido por quase dois milhões de fãs, e no Instagram, onde tem 18 milhões de seguidores.

Graças à sua reputação e experiência, ele foi contatado por várias organizações de mídia renomadas. Além de seu italiano nativo, ele fala português, inglês e espanhol. Romano é correspondente do jornal britânico The Guardian e escreve para a emissora americana CBS Sports.

Quando recebeu o prêmio de melhor jornalista esportivo das mãos da lenda Fabio Capello em Dubai, no ano passado, ele percebeu que realmente tem o respeito do mundo inteiro.

Uma vida sem descanso

Ao mesmo tempo, Romano se desculpou com seus entes queridos por estar sempre com a cabeça em outro lugar: "Espero que todos os meus amigos maravilhosos entendam que estou ao telefone 24 horas por dia, 7 dias por semana, mesmo que estejamos jantando. Porque cada mensagem, cada ligação, não é apenas sobre futebol ou trabalho, é sobre minha vida".

Ele sabe que entrou em um ritmo acelerado do qual é difícil sair. "Não importa as notícias que você anuncia, o que você faz. Em cinco minutos, ela pode deixar de existir para você. Se você parar, está perdido no mercado de transferências", afirmou.

Na segunda-feira (26), a entrevista exclusiva com Fabrizio Romano será publicada na íntegra no Flashscore Notícias. Fique ligado!