Uma das formas mais eficientes de conseguir uma transferência é com jogadores sem contrato ou através da assinatura de pré-contratos com atletas no fim de vínculos, quando ele expira dentro de seis meses (ou menos).
Siga as principais notícias do mercado da bola
O Flashscore analisou as opções e escolheu 10 dos jogadores que já estão sem vínculo ou podem assinar um pré-contrato a partir do começo de 2026. Confira abaixo:
Casemiro
Um dos potenciais capitães da Seleção Brasileira na próxima Copa do Mundo, Casemiro entra em 2026 nos últimos seis meses de contrato com o Manchester United. Com isso, o volante brasileiro pode assinar pré-contrato com outro clube e assim deixar o gigante inglês ao fim da temporada europeia.
Fabinho
O experiente volante é outro nome de meio-campo que está em fim de vínculo com o seu atual clube. Jogador do Al-Ittihad, da Arábia Saudita, Fabinho tem contrato até junho de 2026 e também entrou na janela de um possível pré-contrato. A diretoria da equipe de Jeddah já sinalizou, inclusive, que pode liberar o atleta nesta janela.

Anderson Talisca
Mais um jogador valioso de meio-campo que estará livre no meio de 2026 é Anderson Talisca. Formado no Bahia, o atleta de 31 anos está atualmente no Fenerbahçe e faz ótima temporada, com 17 gols e 3 assistências.
Matheus Pereira
Um dos principais nomes do Cruzeiro em 2025, Matheus Pereira pode movimentar o mercado de transferências do Brasil em 2026. O seu vínculo com a Raposa se encerra no meio do ano e o Palmeiras já demonstrou interesse em firmar um pré-contrato com o atleta.

Luiz Gustavo
Após encerrar sua passagem pelo São Paulo ao final de 2025, Luiz Gustavo está livre no mercado. O volante de 38 anos ainda quer seguir com a carreira e não gostaria de se aposentar.

Alan Kardec
O veterano atacante encerrou sua passagem pelo Athletico-PR no fim de 2025 e é mais um livre no mercado para 2026. Com passagens por diversos gigantes do futebol brasileiro, o jogador de 36 anos vem de uma temporada com 9 gols no Furacão.

Manoel
Após deixar o Fluminense no fim de 2025, Manoel está sem clube em 2026. Aos 35 anos, procura novo contrato e sua experiência defensiva é vista como atrativa para equipes brasileiras.

Eduardo
Ex-Botafogo e Cruzeiro, o meia de 36 anos teve seu contrato com o clube mineiro encerrado em 2025. O jogador chegou a conversar com o Mirassol em dezembro, mas ainda está livre no mercado.

Marinho
Um dos principais nomes do futebol brasileiro no começo da década, Marinho não renovou com o Fortaleza após a queda para a Série B. Com isso, o ponta também pode assinar com qualquer clube para a temporada 2026.

Yannick Bolasie
O veterano atacante de 36 anos encerrou sua passagem pelo Cruzeiro e está livre no mercado. Ele acabou não tendo muitas oportunidades com Leonardo Jardim, mas marcou quatro gols e deu três assistências em 2025.

