As reservas de voos para o Catar provenientes dos Emirados Árabes Unidos e nove outros países aumentaram dez vezes em comparação com o período pré-pandemia, disse o grupo de análise de viagens ForwardKeys.
Voos saindo dos Emirados Árabes Unidos dispararam 103 vezes em comparação com 2016 - o último ano antes dos EAU se juntarem a outros países árabes em um boicote ao Catar que suspendeu os voos diretos. O boicote terminou no início de 2021.
"A forte presença (nas reservas) para os EAU é explicada pela falta de acomodações no Catar", disse a ForwardKeys, acrescentando que se esperava que muitos fãs ficassem em Dubai durante o torneio.
A forte demanda acontece apesar da exigência de um teste negativo de COVID-19 para se entrar no Catar.
Todo o Golfo Persa está sendo beneficiado com o turismo para a Copa do Mundo, com uma alta de 16% nas reservas de voos para a região em relação a 2019. Para os estágios iniciais do torneio, a alta é de 61%, segundo o relatório da ForwardKeys.
O número de visitantes passando pelo menos duas noites no Catar e depois pelo menos duas em outro país do Golfo deve subir 16 vezes em comparação com antes da pandemia.
Os turistas norte-americanos representam 26% desses viajantes, com os canadenses em segundo lugar com 10% e os britânicos em terceiro com 9%.
"Dubai é de longe o maior beneficiário desta tendência, capturando 65% do fluxo de visitantes", disse a ForwardKeys.
A agência governamental Turismo do Catar relatou 31.123 quartos de hotel ocupados no país no final do primeiro trimestre.
FIFA, me dá um quarto aí
A FIFA, órgão dirigente do futebol mundial, reservou 80% dos quartos disponíveis no país-sede para jogadores, convidados e dirigentes, disseram os organizadores da Copa do Mundo.
Espera-se que nas próximas semanas a federação libere quartos de que não precisará.
Dubai tem 115.000 quartos de hotel e 25.000 apartamentos de aluguel, informou na semana passada a empresa de dados de viagem OAG.
A Qatar Airways e a Flydubai, trabalhando em conjunto, operarão cerca de 54 voos por dia entre Dubai e o Catar, contra apenas seis agendados anteriormente, disse a OAG.