Apesar do sufoco, a Bélgica chegou a oito vitórias seguidas na fase de grupos da Copa do Mundo (2002, 2014, 2018 e 2022). O Canadá, por sua vez, amargou a quarta derrota em quatro jogos na história do torneio, ainda sem fazer um gol.
Acompanhe a cobertura completa da Copa
Canadá domina, Bélgica marca
A bola pune. Quem não faz, leva. Sobram clichês para definir a partida em Al Rayyan. Com postura surpreendente, o Canadá pressionou a Bélgica desde o começo e logo conseguiu um pênalti, aos nove minutos, por toque na mão de Yannick Carrasco. Alphonso Davies, porém, bateu fraco e parou em Thibaut Courtois.
E mesmo com uma penalidade marcada a seu favor, os canadenses tiveram motivo de sobra para reclamar da arbitragem. Dois pênaltis a mais poderiam ter sido assinalados: um em impedimento mal marcado (e não revisado) e outro em toque por baixo de Axel Witsel em Richie Laryea, que o VAR checou e mandou seguir.
Pênalti(s) à parte, o Canadá chegava sempre com perigo ao ataque. Com muita movimentação e toques em velocidade entre Davies, Tajon Buchanan e Jonathan David, a equipe “só” pecava na conclusão das jogadas. Das 14 finalizações na etapa inicial, apenas duas acertaram o alvo.

O castigo veio aos 44 minutos. Em lançamento de Toby Alderweireld, Batshuayi apareceu sozinho nas costas da defesa e chutou no canto para abrir o placar. Substituto do lesionado Romelu Lukaku — que parecia insatisfeito na arquibancada —, o atacante chegou a dois gols em quatro jogos de Copa do Mundo.
Mínimo necessário
Um termômetro da atuação decepcionante da Bélgica foi Kevin De Bruyne. Sempre participativo, o meia fez uma estreia apagada no Catar. Seus lances mais agudos foram na etapa final, em arrancadas que terminaram em erros de Batshuayi e em um chute para fora.

Com a vantagem no placar, os belgas tampouco fizeram uma grande exibição, mas conseguiram frear o ímpeto dos canadenses. Em um segundo tempo de poucas chances claras, os norte-americanos novamente falharam nas conclusões, só que sem o volume de jogo da etapa inicial.
Próxima rodada
Líder do Grupo F, a Bélgica enfrenta o Marrocos no próximo domingo (27), às 10h. Uma vitória garante a equipe de Roberto Martínez nas oitavas de final com uma rodada de antecedência. No mesmo dia, às 13h, o Canadá precisa ao menos de um empate contra a Croácia para seguir vivo na Copa.