Del Potro venceu Djokovic por 6-4 e 7-5 em duelo no estádio Parque Roca, em superfície sintética e perante cerca de 14 mil espectadores.
"Há um pouco de dor por não poder jogar mais com o meu amigo, sinto Juan Martin muito mais perto do meu coração. Venho de uma cultura onde os valores são importantes e penso que Juan Martin é um exemplo para todos nós, em todos os aspectos da vida", disse o sérvio após o jogo.
"Esta loucura começou em março, quando perguntei ao Nole se havia alguma possibilidade de vir à Argentina para partilhar o meu último dia e, apesar de ele ter uma agenda muito preenchida, disse logo que sim, que queria jogar comigo. Tudo isto foi possível graças à generosidade de Nole", disse Del Potro.
O argentino, que chegou a número 3 do mundo em 2018, ganhou 22 títulos, incluindo o US Open de 2009, e duas medalhas olímpicas: bronze em Londres-2012 e prata na Rio-2016.
Logo depois, ele sofreu uma fratura na rótula direita da qual nunca recuperou totalmente, disputando o seu último jogo oficial em fevereiro de 2022.
Djokovic e Del Potro se enfrentaram em 20 jogos oficiais, com 16 vitórias para o sérvio e apenas 4 para o argentino, que o derrotou em duas ocasiões nos Jogos Olímpicos.
O sérvio aproveitou a visita a Buenos Aires para carregar o troféu da Libertadores na final entre Atlético-MG e Botafogo, no dia anterior.