Mais

Diferença de idade não é problema para a dupla de atacantes da França

Diferença de idade não impede entrosamento entre Giroud e Mbappé
Diferença de idade não impede entrosamento entre Giroud e MbappéAFP
Um total de 13 anos separa os atacantes franceses Kylian Mbappé (23) e Olivier Giroud (36), mas a dupla devastadora na vitória de 3 a 1 sobre a Polônia, nas oitavas de final da Copa do Mundo, neste domingo, mostrou que a diferença de idade não é barreira para um bom entrosamento.

Giroud traz experiência e astúcia para o ataque da França, enquanto Mbappé é abençoado com um ritmo tão explosivo que as telas do Estádio Al Thumama o mostraram atingindo uma velocidade máxima de 35 km/h enquanto atormentava a defesa da Polônia.

Confira tabela completa da Copa do Mundo

Não era para ser assim no Catar. Giroud parecia destinado a um papel secundário para a França até que o centroavante número um do time, Karim Benzema, foi cortado devido a uma lesão.

Mbappé e Benzema formaram uma parceria promissora para a França no passado, mas o jovem atacante do Paris St Germain disse anteriormente que a abordagem de ataque de Giroud provavelmente combinava melhor com ele.

Confira como foi França x Polônia

Esse entendimento ficou claro para todos verem quando a Polônia foi invadida pelos atacantes da França. Um passe de Mbappé que dividiu a defesa preparou Giroud para abrir o placar - e se tornar o maior artilheiro da França. O gol também fez de Giroud - com 36 anos e 65 dias - o artilheiro mais velho em uma partida eliminatória da Copa do Mundo, desde Roger Milla contra a Colômbia em 1990 nas oitavas de final.

Favor devolvido

Giroud, que joga pelo Milan, depois de fazer seu nome na Inglaterra com Arsenal e Chelsea, retribuiu o favor quando foi a vez de Mbappé marcar o placar. Ele lançou um contra-ataque aos 29 minutos do segundo tempo que terminou com o camisa 10 da França usando toda a sua força para marcar. 

Com Giroud substituído, Mbappé marcou seu segundo gol, acertando um chute no canto superior nos descontos, antes de Robert Lewandowski marcar um gol de consolação de pênalti para a Polônia.

Os dois gols significaram que Mbappé se tornou o jogador mais jovem a marcar cinco gols na fase eliminatória em uma Copa do Mundo desde o craque brasileiro Pelé em 1958, quando tinha 17 anos, segundo a empresa de dados Opta.

A forma como a França avançou em números desde o início da partida de domingo contrastou fortemente com a abordagem da Polônia, já que Lewandowski, um dos melhores atacantes do mundo, foi deixado para jogar sozinho durante grande parte da noite.

Ele havia pedido publicamente ao técnico da Polônia, Czeslaw Michniewicz, no ano passado, para lhe dar um parceiro de ataque e uma chance melhor de marcar, o que ele fez tantas vezes na Bundesliga pelo Borussia Dortmund e Bayern de Munique antes de se mudar para o Barcelona.

Sua frustração foi palpável mais uma vez após a brilhante exibição ofensiva da França, quando ele foi questionado pela mídia polonesa se planejava jogar na próxima Copa do Mundo. "Ainda há um longo caminho a percorrer e, obviamente, é preciso aproveitar o jogo", disse. "Se tentarmos atacar, é um pouco diferente. Mas se jogarmos defensivamente, não há alegria."