Qual foi a primeira participação do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno?

Brasil vem disputando os Jogos Olímpicos de Inverno de forma consecutiva desde 1992
Brasil vem disputando os Jogos Olímpicos de Inverno de forma consecutiva desde 1992Reprodução/Confederação Brasileira de Desportos na Neve/X

O Brasil marcou presença em uma edição dos Jogos Olímpicos de Inverno pela primeira vez em 1992, em Albertville, na França. Desde então, o país participou de todas as edições seguintes.

Em 1992, a delegação brasileira foi representada por sete atletas no esqui alpino. Os "pioneiros" foram Evelyn Schuler, Fábio Igel, Hans Egger, Lothar Munder, Marcelo Apovian, Robert Dettlof e Sérgio Schuler.

A participação foi fruto de um esforço coletivo, já que o Comitê Olímpico Brasileiro não possuía recursos para bancar os atletas no evento. Assim, cada um precisou arcar com os próprios custos, além de contar com apoio do programa Solidariedade Olímpica, do Comitê Olímpico Internacional.

A melhor colocação do Brasil em uma prova masculina foi o 41º lugar de Christian Lothar Munder no downhill. Nascido no Brasil e criado na Alemanha, o atleta disputou quatro provas.

Com a experiência de quatro Campeonatos Mundiais, Fábio Igel, principal nome da delegação, não disputou a prova do slalom gigante.

Única mulher da equipe brasileira, Evelyn Schuler ficou em 40º lugar entre 44 competidoras no slalom gigante e terminou na 46ª posição no supergigante.

Aquela edição marcou a última vez em que os Jogos Olímpicos de Inverno e os Jogos Olímpicos de Verão foram disputados no mesmo ano.