Com a vitória de Lucas Pinheiro Braathen em Milão-Cortina 2026, o Brasil tornou-se o primeiro país tropical a conquistar uma medalha olímpica nos Jogos de Inverno. Além do feito inédito, o país subiu ao pódio em esportes de neve antes de nações tradicionalmente associadas ao clima frio, como a Islândia, que jamais conquistou uma medalha olímpica de inverno em sua história, e a vizinha Argentina — tradicional destino dos brasileiros devido à região da Patagônia.

Argentina
A primeira participação argentina em Jogos Olímpicos de Inverno foi em 1928, em St. Moritz, enquanto o Brasil só passou a competir em 1992, na Olimpíada de Alberville. A Argentina é uma presença constante nos Jogos de Inverno desde 1960, em modalidades como o espi alquino, esqui cross-country e biatlo.
Mas foi no bobsled que os argentinos estiveram próximos de uma medalha olimpica. Em 1928, a equipe do país vizinho chegou a figurar na terceira posição da disputa em boa parte da prova, mas terminou em quarto lugar. Aquela era até então a melhor participação de um país da América do Sul em Jogos de Inverno.
Islândia
Antes do início da disputa em Milão-Cortina 2026, 84 das 122 delegações jamais haviam conquistado uma medalha nos Jogos de Inverno. Dentre elas, a Islândia. Conhecida por seu clima frio e de neve, a Islândia é presença regular na disputa desde 1948, mas jamais pisou no pódio em uma Olimpíada de Inverno. As quatro medalhas conquistadas pelo país vieram nos Jogos de Verão, duas de prata e duas de bronze, oriundas do atletismo e do handebol.

Irlanda e Portugal
O Brasil também conquistou uma medalha em Jogos de Inverno antes de Irlanda e Portugal. Os irlandeses já conquistaram um total de 42 medalhas, todas elas em Jogos de Verão, sendo 15 de ouro. A Irlanda já enviou 46 atletas aos Jogos de Inverno desde 1992. Neste ano, quatro irlandeses representam o país em Milão-Cortina.
Com delegações pequenas em Jogos de Inverno, como os três competidores desta edição, Portugal também jamais faturou uma medalha na disputa, mas possui 32 medalhas olímpicas, sendo quatro em Paris, repetindo a performance de Tóquio 2020.
Grécia
A Grécia participa dos Jogos Olímpicos de Inverno desde a primeira edição da era moderna, nos Jogos Olímpicos de Inverno de Chamonix 1924. Desde então, o país marcou presença em diversas edições, mas ainda não conquistou medalha na competição.
Seleta lista
O Brasil tornou-se apenas a 35º país do mundo a conquistar uma medalha de ouro em Jogos Olímpicos de Inverno. A lista total de medalhistas contempla 48 delegações registradas no Comitê Olímpico Internacional, incluindo estados predecessores, como a União Soviética, e atletas que competiram sob a bandeira do COI, como os atletas olímpicos da Rússia em Pyeongchang 2018.
O Brasil tornou-se ainda o terceiro país do Hemisfério Sul a conquistar uma medalha em Jogos de Inverno, se juntando a Austrália e Nova Zelândia. Antes de Lucas Pinheiro, o Brasil era o 2º país com mais medalhas olímpicas em Jogos de Verão sem nenhuma medalha de Inverno. O líder dessa curiosa lista é Cuba.

