Vondroušová recebeu a pena máxima de um tribunal independente após se recusar a receber um agente do antidoping em sua casa. A defesa da ex-número 6 do mundo alegou que ela sofreu uma "reação aguda ao estresse" no momento, o que a impediu de agir racionalmente, mas o argumento foi rejeitado.
O episódio ocorreu no dia 3 de dezembro, por volta das 20h, quando um oficial de controle de dopagem tentou submetê-la ao teste.
A tcheca já havia sido formalmente acusada pela Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) em abril deste ano. Após a realização de uma audiência, a entidade anunciou o veredito oficial, declarando que "não houve justificativa convincente" para que a atleta faltasse ao exame.
“Sabemos que o processo de testagem é desconfortável e reconhecemos que se trata de um fardo extra para atletas que já lidam com uma rotina de alta pressão e cobrança. No entanto, o procedimento é indispensável para garantir o jogo limpo”, informou a ITIA em nota.
“A segurança e o bem-estar tanto dos tenistas quanto dos oficiais são prioridades para nós. Nossos agentes são altamente treinados, profissionais, e a testemunha do teste é sempre do mesmo gênero do atleta. Eles portam credenciais o tempo todo, e os jogadores dispõem de outros meios para confirmar a identidade deles em caso de dúvida.”
Resta a Vondrousova o direito de recorrer da decisão junto ao Tribunal Arbitral do Esporte (CAS).

Explicação de Vondrousova
Ainda em abril, Vondrousova usou sua conta no Instagram para apresentar sua versão dos fatos:
“O que aconteceu no controle antidoping recente foi um ponto de ruptura, o estopim de meses de desgaste físico e mental. Quando alguém tocou a minha campainha tarde da noite, sem se identificar direito ou seguir o protocolo, minha reação foi de puro medo. Naquele instante, eu só queria me sentir segura, não estava tentando esconder nada", justificou a tenista.

“Laudos médicos confirmaram que tive uma Reação Aguda ao Estresse (F43.0) e sofro de Transtorno de Ansiedade Generalizada (F41.1). Na hora, o pânico bloqueou meu julgamento e eu simplesmente não consegui raciocinar. Depois do que houve com a Petra (Kvitová, compatriota tcheca e campeã de Wimbledon, esfaqueada dentro de casa há 10 anos), nós não atendemos estranhos na porta levianamente.”
Desabafo após suspensão
Nesta segunda, a atleta se manifestou em seu Instagram sobre a punição que recebeu. Vondrousova afirmou que vivieu "7 meses de agonia" enquanto esperava a decisão do tribunal. "Foram os 7 piores meses da minha vida", disse ela.
Marketa alegou que jamais testou negativo em toda a carreira, e disse que a suspensão tirou sua "alegria, confiança e senso de segurança". "Os últimos 7 meses deixaram marcas que não podem ser apagadas do dia para a noite. Não sei o que vem pela frente", continuou.
Com a punição mantida, Vondrousova está suspensa do circuito até 21 de junho de 2030. Durante esse período, ela está proibida de jogar ou até mesmo comparecer a qualquer evento organizado ou chancelado pela ITF, WTA, ATP, além dos quatro torneios do Grand Slam e federações nacionais.
Ex-número 6 do mundo, a tcheca fez apenas duas partidas nesta temporada e no momento amarga a 122ª posição do ranking.
